• Carregando...
Empreendedorismo foi o foco do debate no Papo Universitário desta quarta-feira, no teatro Paiol. | Hugo Harada / Gazeta do Povo
Empreendedorismo foi o foco do debate no Papo Universitário desta quarta-feira, no teatro Paiol.| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Seja na criação de um negócio próprio ou inovando no trabalho como funcionário, empreender é a chave para obter sucesso na carreira, afirmaram os debatedores do Papo Universitário que ocorreu nesta quarta-feira no Teatro Paiol. O evento teve como tema "Os caminhos do mercado", reuniu estudantes e especialistas para compartilhar experiências de quem se aceitou correr os riscos de criar uma empresa e fazer projeções do mercado de trabalho nos próximos anos.

VÍDEO: veja como foi o evento

A discussão foi dividida em três blocos: 1) "As carreiras do futuro: onde está o emprego" terá foco na atual configuração do mercado de trabalho e nas oportunidades que ganharão força nos próximos anos; 2) "Sem chefe, mas com risco: os caminhos para quem quer empreender" debaterá os fatores relacionados com o lançamento de um negócio próprio; e 3) "Qual o seu perfil? Porto seguro ou aventureiro?" convidará os participantes a se descobrirem como funcionários ou empresários.

O debate motivou previsões como a do fundador da empresa Seja Trainee, Luís Abdala. Segundo ele, há necessidade de profissionais híbridos, que saibam fazer pontes entre duas áreas distintas mas que precisam conversar. "É o caso das engenharias e sustentabilidade", exemplifica Abdala.

Sobre os problemas enfrentados por quem tenta abrir o próprio negócio, o fundador da TecVerde, Caio Bonatto, disse que a burocracia é apenas um dos desafios a serem superados. Ele cita a carga tributária e as leis trabalhistas como outras amarras a complicararem o desenvolvimento do empreendedorismo no país. Apesar disso, ele prefere incentivar o otimismo em quem quer empreender. "O Brasil tem muitos problemas, mas onde há problemas há oportunidades, há a chance de fazer aquilo melhor e é nisso que se deve apostar".

A coach Suzana Azevedo da ns2a Desenvolvimento Humano também defende uma visão positiva do empreendedorismo, mas alerta para a importância do planejamento. "Eu preciso mapear o meu estilo de vida e garantir alguma segurança para fazer a transição, saindo da vida de assalariado para contar apenas com o lucro do seu negócio".

O Papo

O Papo Universitário é uma iniciativa da Gazeta do Povo, com patrocínio da Volkswagen e apoio do Centro Universitário Curitiba, que tem o intuito de estimular os jovens a discutirem sobre temas da atualidade. O evento teve a cobertura do Vida na Universidade e transmissão ao vivo da ÓTV.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida e Cidadania | 2:29

Papo Universitário debate como ter sucesso na carreira

Jovens interessados em saber sobre as boas oportunidades do mercado de trabalho participaram do debate no teatro Paiol. Entre os convidados, dois especialistas em coaching e trainee e um empresário que está inovando as técnicas de construção civil.

VER MAIS VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]