i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Avaliação

Banco de teses da UFPR é o melhor do Brasil em ranking mundial

No resultado geral de influência na Internet, no entanto, a instituição paranaense ficou apenas na 206ª posição

  • PorGazeta do Povo
  • 15/02/2012 15:08

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi o banco de dados brasileiro melhor colocado em ranking que avalia a facilidade e a qualidade de acesso a publicações científicas em instituições de ensino superior. A UFPR ficou na 110º posição, a frente de instituições como a Universidade de Brasília, em 213º lugar, e a Universidade de São Paulo (USP), cuja Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que já chegou a ocupar a 76ª posiçã,o em 2009, agora está em 426ª colocação.

Confira o ranking completo.

O responsável pela lista é o Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisas do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha que publica os resultados de sua pesquisa com 20 mil instituições de ensino superior duas vezes ao ano, em janeiro e julho.

A USP, por outro lado, ficou em 20º lugar no ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, pesquisa que avalia a influência em geral das instituições na Internet. Nesse segundo elenco, a UFPR ficou na 206ª posição, atrás de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 71ª, ou a Universidade Estadual de Campinas, em 193º. Das 20 primeiras colocadas, só a USP e a Universidade de Toronto, no Canadá, não são dos Estados Unidos.

Veja o ranking das instituições com maior influência na Internet.

Sérgio Scheer, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, comemorou o bom resultado do banco de dados da UFPR. Ainda que a universidade possa melhorar, principalmente para galgar postos na pesquisa que mede a influência das instituições na Internet, os números demonstram, segundo Scheer, o trabalho e investimentos da instituição nos últimos anos. "Esse resultado é fruto do esforço realizado pelas equipes das 15 bibliotecas e da área de informática da instituição. Mas não nos cansamos, agora trabalhamos para melhorar ainda mais o desempenho da universidade", garantiu Scheer.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.