Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preto e branco

Projeto tenta resgatar dados de fotos antigas da UFPR

Quinze pastas de imagens em preto e branco foram resgatadas e digitalizadas e agora estão disponíveis para consulta pública

Foto do dia da colocação da pedra fundamental da UFPR, incluída no site | Reitoria UFPR/Coleção Cid Destefani
Foto do dia da colocação da pedra fundamental da UFPR, incluída no site (Foto: Reitoria UFPR/Coleção Cid Destefani)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um marco na história de vida dos paranaenses e essa relação ganha força com um projeto preparado para a comemoração do centenário da instituição. Quinze pastas de fotos que se encontravam no arquivo da Reitoria foram resgatadas e digitalizadas e agora estão disponíveis para consulta pública. Mas, mais do que uma exposição virtual de fotos, o projeto dá um passo além e usa a interatividade com os internautas para ter fatos históricos revelados.

"Não adiantava tirar as fotos das pastas, guardar as imagens digitalizadas e deixá-las perdidas em algum canto. Por isso, permitimos que as pessoas contextualizem o que cada imagem e evento retratado representam para a universidade", diz Luciano Silva, professor do Grupo Imago de Pesquisa do departamento de Informática da UFPR.

As imagens retratam várias décadas a partir dos anos 1930 e podem ser acessadas no www.imago.ufpr.br/ufpr100anos. Pessoas, lugares, eventos e objetos (como quadros e obras de arte) podem ser marcados nas fotos. As marcações são feitas com um duplo clique no que se deseja identificar e avaliadas pela equipe responsável pelo projeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.