i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Oportunidade

UFPR abre inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica

Com a iniciativa, estudantes da instituição podem passar períodos de estudo em outras universidades do país e até no exterior

  • PorGazeta do Povo
  • 10/05/2012 11:59

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu edital para os alunos interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica nacional e internacional para o primeiro semestre de 2013. As inscrições seguem até o dia 28 de maio e as modalidades oferecidas são curta – de seis meses ou um ano –, e Duplo Diploma (até dois anos) para alguns cursos.

Para participar do Programa, o aluno da UFPR deve ter o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 0,6 – exceto os estudantes do Setor Litoral que passam por um projeto pedagógico diferenciado –; não possuir disciplinas em atraso; ter, após o período de mobilidade, pelo menos um semestre a cursar na UFPR; possuir conta de e-mail da universidade ativa e; ter proficiência no idioma do país da instituição de destino pretendida – atestada por prova realizada pelo Centro de Línguas da UFPR (Celin) ou por outro teste de proficiência caso o aluno já o possua, observada a relação de certificados válidos.

O processo seletivo será dividido em cinco etapas que compreendem inscrições, análise de currículo, teste de idioma, entrega de plano de estudos, entrevista, entre outros. As três primeiras etapas são de caráter eliminatório e a quinta também é classificatória. A quarta fase, que compreende a entrega da documentação comprobatória do currículo do estudante, não elimina nem classifica o aluno. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da instituição no dia 30 de junho.

A UFPR também oferece bolsas de auxílio às despesas com duração de seis meses (não prorrogáveis) aos alunos com IRA igual ou superior a 0,7 e que tenham reprovado, no máximo, em uma disciplina (já cumprida no momento da inscrição). A seleção dos estudantes observará ainda dois critérios: mérito acadêmico – maior nota final na classificação – e condições socioeconômicas do candidato.

Mais informações no http://www.internacional.ufpr.br/.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.