• Carregando...
O espaço reúne 45 imagens da história da universidade, entre elas da fachada antiga do prédio e de momentos importantes que aconteceram no local | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
O espaço reúne 45 imagens da história da universidade, entre elas da fachada antiga do prédio e de momentos importantes que aconteceram no local| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou nesta quinta-feira (8), às 10h30, a Sala da Memória do Prédio Histórico, localizada na Praça Santos Andrade. O espaço – mais uma das iniciativas em comemoração ao centenário da instituição – reúne 45 imagens da sua história, entre elas da fachada antiga do prédio e de momentos importantes que aconteceram no local, como manifestações do movimento das Diretas Já, em 1984.

Várias autoridades participaram do evento, entre elas professores, alunos, pró-reitores e representantes de diversos setores da sociedade como da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer, também esteve presente e, a convite da UFPR, ministrou a conferência "Constitucionalização do Direito Internacional".

A Sala é destinada a conferências para o Curso de Direito e as imagens também fazem parte de uma pesquisa desta graduação que investiga a história da universidade. Segundo o reitor, Zaki Akel Sobrinho, todos os meses a instituição terá um evento para celebrar o centenário como, por exemplo, o lançamento de novos espaços acadêmicos ou de livros publicados por docentes. "Essa sala é um marco para nós. Gostaríamos que tivéssemos mais espaços como esse, de recuperação da nossa memória", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]