• Carregando...

O feriado prolongado da Proclamação da República foi de muito estudo e apreensão para os candidatos ao vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na primeira etapa que acontece no próximo domingo, dia 20. Como mostra uma reportagem da Gazeta do Povo desta terça-feira, "a carga é pesada e está estampada no semblante dos estudantes". O jornal descreve rostos abatidos, cansados e gente que engordou ou emagreceu por causa da ansiedade.

Uma candidata ao curso de Direito, por exemplo, conta que acha que engordou pelo menos dois quilos por causa da ansiedade. "Dá para ver que a turma toda anda diferente nos últimos dias", diz Tatiane Meier de Oliveira, de 16 anos. O conteúdo do ensino médio deverá estar fresco na memória para responder as 80 questões em, no máximo, cinco horas. O que significa menos de quatro minutos para cada uma delas. Ao todo, a UFPR tem 45.662 inscritos, na disputa por 4.338 vagas.

O professor de matemática do Positivo, Carlos Walter Kolb, orienta que os estudantes saibam administrar a tensão. Segundo ele, o aluno deve optar por estudar mais aquilo que já domina e tomar a mesma postura em relação ao preenchimento da prova. "Faz uma leitura geral das questões e inicia pelas que considerar mais fáceis, que ajuda a dar confiança", sugere Kolb, que tem 22 anos de dedicação aos pré-vestibulares.

A reportagem mostra ainda que não são apenas os alunos que sofrem com a proximidade do vestibular da UFPR. Entre os professores, o clima também é de cansaço. "O estresse emocional nosso também é grande. Nós queremos a aprovação não só pelo aspecto profissional. Nos ligamos aos alunos e torcemos pelo sucesso deles", diz o professor marco Aurélio Kalinkcurso Expoente.

"Não são só os alunos que dormem mau na véspera. A prova é a hora de testar todo o trabalho do ano, se caiu aquilo que a gente calculou que cairia. Se nosso trabalho correspondeu à confiança que depositaram na gente", complementa a professora de Biologia do pré-vestibular Decisivo, Elvira Sampaio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]