• Carregando...

Como aconteceu na última quarta-feira, foi tumultuada a reunião desta sexta-feira do Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no prédio da Reitoria. Os estudantes, desta vez em maior quantidade, segundo o repórter Luigi Poniwass da Gazeta do Povo que esteve no local, quebraram uma porta e uma janela. Eles são favoráveis à abertura de uma sindicância para investigar a candidatura do professor Carlos Augusto Moreira Júnior, reeleito em consulta popular no dia 23 de novembro.

Para tentar acalmar os estudantes, que chegaram às 9h, uma comissão de dez alunos foi formada para participar da reunião do Conselho. Porém, por volta das 15h, ao serem encaminhados para a sala onde ocorreu a reunião, uma parte dos manifestantes conseguiu invadir o prédio, mesmo com seguranças e Polícia Militar no local, totalizando cerca de 50 homens guardando todas as entradas. Em dias normais apenas duas pessoas fazem a segurança. Na quarta, eles também tentaram a invasão e foram contidos por homens da Polícia Federal.

Os jovens cantaram, gritaram palavras de ordem e correram em volta do prédio central da UFPR, além de pintarem faixas e cartazes em defesa das investigações e contra a homologação de Moreira na lista tríplice. Houve muito empurra-empurra e um rapaz identificado como Lucas Rodrigues, do Centro Acadêmico de Farmácia, chegou a ser atingido por golpes de cacetete na cabeça. Segundo a Gazeta do Povo, a pancada provocou um corte na cabeça e o manifestante foi encaminhado ao Hospital de Clínicas onde levou pontos. Outros dois também ficaram feridos.

No final da tarde, 45 estudantes permaneciam no interior da sala do Conselho Universitário. Eles afirmam que só saem de lá após conversar com a reitora em exercício Maria Tarcisa Bega. Ela afirma, no entanto, que fala com 15. Ela afirmou que foi determinada a abertura de um processo administrativo para investigar a candidatura de Moreira Júnior, a ser conduzido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRHAE), que é o órgão competente.

A reunião para definir sobre a montagem da lista tríplice por um colégio eleitoral, na última quarta-feira, será continuada na terça, dia 6, a partir de 8h30. "Nessa reunião, o colégio decide se fará ou não a lista tríplice a ser remetida ao Ministério da Educação", adiantou a reitora em exercício, Maria Tarcisa Silva Bega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]