Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Financiamento

Fies abre 100 mil novas vagas em outubro

As instituições de ensino superior particulares que desejarem participar do processo seletivo do Fies (financiamento estudantil) têm prazo entre 3 e 9 de outubro para aderir ao programa, o que pode ser feito no site www3.caixa.gov.br/fies. O Ministério da Educação (MEC) abriu 100 mil novas vagas. É o maior número de contratos desde a criação do fundo, em 1999.

No dia 10 de outubro, o MEC divulgará a lista das instituições participantes. Já os estudantes terão prazo entre 10 e 28 de outubro para preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no mesmo site. A ficha deve ser impressa em duas vias e entregue à instituição do aluno até 31 de outubro.

Em 10 de novembro, o MEC divulgará a relação dos inscritos e, em 21 de novembro, a dos selecionados. Os beneficiados terão 50% de financiamento das mensalidades. "O benefício será retroativo a este semestre", disse o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro Carneiro.

Os juros do Fies são de 9% ao ano. O pagamento será feito pelo aluno após a formatura, com prazo igual ao do curso, mais 50%. Se o aluno demorar quatro anos para se formar, por exemplo, terá seis para quitar a dívida. A cada trimestre, porém, ele deve pagar à Caixa Econômica Federal uma taxa de R$ 50,00. Segundo a portaria, as instituições de ensino superior devem viabilizar o acesso à internet para estudantes que não tiverem meios de fazer a inscrição.

O Fies já beneficiou 320 mil estudantes de universidades particulares. O maior número de contratos (62 mil) foi registrado em 2002. Esse total deve ser superado agora com os cem mil oferecidos. "O Fies ajuda o aluno ao viabilizar sua permanência na universidade. Contribui para reduzir a inadimplência e, para as instituições, é a garantia maior de que os alunos completarão os cursos", explicou Celso Ribeiro.

Têm preferência no acesso ao Fies os estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, não têm curso superior completo, não têm residência própria e têm mais de um membro da família sem bolsa de estudo em instituição de ensino superior privada. Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram contemplados em agosto e não entram no cálculo das novas vagas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.