• Carregando...
Colégio Tiradentes, Curitiba | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Colégio Tiradentes, Curitiba| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O novo levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulgado nesta quinta-feira (27), aponta que caiu para 590 o número de escolas ocupadas em todo o Paraná, um encolhimento de 30% em relação ao ápice do movimento, na sexta-feira passada (21), quando foram somadas 831 unidades (na versão da pasta). Os estudantes contestam e, no balanço dos organizadores do “Ocupa Paraná”, 794 colégios permanecem tomados em todo o estado.

A Seed informou que, das 241 escolas desocupadas, 82 foram apenas nos últimos dois dias. A pasta acrescenta que o número de 590 ocupações significa 24% das escolas do estado.

Vai fazer o Enem? Entenda como você poderá ser afetado pelas ocupações das escolas

Leia a matéria completa

O cômpito desta quarta-feira (26) da Seed contabilizava 672 ocupações.

Esse balanço da manhã difere do divulgado pelo movimento estudantil, que diz haver 794 colégios ocupados em todo o estado. O levantamento desta quarta-feira (26) do movimento era de 827. De acordo com os estudantes, os números da Seed não contam as reocupações, que já somariam em torno de 50.

O movimento afirma ainda que ao menos em Campo Mourão e Santo Antônio do Sudoeste já existem relatos de reocupações. A Seed não confirma esse número.

Ocupações continuam

Nesta quarta-feira (26), os alunos deliberaram em uma assembleia que o movimento vai manter as ocupações das escolas da rede estadual de ensino, apesar de garantir autonomia a cada colégio para que os alunos decidam se querem manter a ocupação ou não. Realizada no Colégio Estadual Loureiro Fernandes, no Juvevê, em Curitiba, o encontro reuniu cerca de 600 alunos, cada um representando uma escola, de diversas regiões do Paraná, segundo os organizadores.

O Ocupa Paraná informou ainda que mais de 20 propostas foram levadas a votação e a oficialização destas deve acontecer nos próximos dias. “Estamos sistematizando a documentação. Reunimos todo o material, estamos tentando organizar. Algumas cartas vão ser enviadas para o governo do estado, algumas para o governo federal”, explica o movimento.

Enem

Outro impasse entre as ocupações e o poder público diz respeito ao Enem. Cerca de 72 mil inscritos, de um total de 419 mil participantes no estado, podem ser afetados pela situação, de acordo com levantamento da Gazeta do Povo.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), para que o cronograma do exame seja seguido e as provas possam ocorrer nos locais pré-estabelecidos, é necessário que 145 escolas sejam desocupadas no Paraná até o dia 31 de outubro.

No entanto, o Ocupa Paraná diz que ainda não teve acesso à lista das escolas ocupadas e que estão previstas para receberem as provas, e por isso não pode deliberar. Inclusive, esse pedido foi reforçado ontem pelos próprios alunos à Defensoria Pública.

“Até agora, a gente ainda não sabe quais são as 145 escolas para tentar uma conversa mais tranquila. Quando o MEC falou sobre o Enem, nós pedimos esse levantamento e ainda não obtivemos resposta. Nós tentamos discutir isso ontem. O todo quer continuar ocupando. Se soubéssemos quais são, poderíamos conversar”, explicou Higor, coordenador da Comunicação do Movimento Ocupa Paraná, que prefere não ter o sobrenome divulgado.

Segundo ele, das mais de 100 desocupações anunciadas pela Seed, muitas delas podem ter acontecido em escolas que vão receber o Enem. “Os estudantes também não sabem. Fizemos um levantamento de boca ontem. Os estudantes que sabem que a escola deles será sede do Enem, estão discutindo. Em Curitiba, a gente não sabe de nenhuma escola. Nas cidades pequenas a gente sabe. Mas é difícil em Londrina e Curitiba. A grande maioria dos estudantes de Curitiba caiu em universidade”, completa.

A reportagem procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, para saber sobre a questão da lista pedida pelos alunos, e aguarda retorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]