O projeto de implantação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com dois câmpus no Paraná, não será afetado, mesmo após o anúncio de queda nos investimentos do orçamento previstos para este ano, confirmou Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, nesta sexta-feira (20). Na quinta-feira (19), o governo federal divulgou um corte de R$ 21,6 bilhões nos gastos da União.
Nos dias 24 e 25 de março, técnicos do Ministério da Educação (MEC) visitarão os municípios de Realeza e Laranjeiras do Sul, na região Sudoeste do Paraná, para avaliarem as condições das áreas reservadas para a construção das instalações da nova universidade. Além disso, os técnicos vão se encontrar com lideranças e representantes das organizações locais para discutir quais cursos serão oferecidos em cada câmpus.
O presidente da comissão especial do MEC, Dilvo Ristoff, também se reunirá com a coordenação do movimento pró-universidade na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, sede da nova instituição.
Pelos cálculos do MEC, o primeiro vestibular da UFFS acontecerá ainda no fim deste ano e as turmas terão aulas no início do ano letivo de 2010.



