Candidatos ao Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) devem se inscrever para o concurso até o dia 13 de setembro. As provas serão realizadas em novembro e dezembro deste ano.
Diferente dos concursos anteriores, neste ano, a prova de habilidades específicas será realizada antes da primeira fase e terá caráter eliminatório. As inscrições devem ser feitas pelo site www.cops.uel.br. O candidato precisa gerar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100 até o primeiro dia útil após o prazo final para inscrição.
A 1ª fase do concurso será no dia 11 de novembro, a partir das 14 horas. O resultado e os convocados para a 2ª fase serão conhecidos no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas. A 2ª fase será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada em 17 de janeiro de 2013, a partir do meio dia.
Neste ano, os candidatos ao curso de Música terão a prova de habilidades específicas antecipada. Ela será aplicada no dia 30 de setembro, em dois turnos: a partir das 8 horas e às 14 horas. Esses candidatos deverão indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, para o caso de não atingirem média 3 na escala de 10 pontos. O resultado dessa etapa será divulgado em 15 de outubro, às 17 horas.
De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), essa mudança vinha sendo solicitada pelo curso de Música desde 2010, já que, para conseguir acompanhar as aulas, o aluno precisa ter um conhecimento técnico prévio de música.
Provas em Libras
Pelo segundo ano seguido, a UEL oferece a opção de provas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender candidatos surdos. A medida atende solicitação de entidades e escolas especiais e obedece ao Decreto-Lei Decreto-Lei 5626/2005, que determina que Instituições de Ensino Superior devem proporcionar tradutor e intérprete em Libras para que estudantes surdos tenham acesso à graduação. Na inscrição, o candidato surdo deverá indicar a sua necessidade. No ano passado, 13 candidatos se beneficiaram da medida.
Além dos estudantes surdos, a UEL também está preparada para atender outros candidatos com necessidades especiais, como deficientes visuais, estudantes que apresentam dislexia, e que solicitam, por exemplo, ledores, provas em braile, ampliadas ou maior prazo para fazer responder as questões.
Provas
1º dia: Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões objetivas); Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação: no mínimo 2 e no máximo 4 propostas para produção em prosa.
2º dia: Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. 3º dia Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais. Resultado (1ª convocação): 17/01/2013 às 12 horas.



