Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Inscrições para o vestibular da UEL seguem até 13 de setembro

A 1ª fase do concurso será no dia 11 de novembro, a partir das 14 horas. A 2ª fase terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de dezembro

Candidatos ao Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) devem se inscrever para o concurso até o dia 13 de setembro. As provas serão realizadas em novembro e dezembro deste ano.

Diferente dos concursos anteriores, neste ano, a prova de habilidades específicas será realizada antes da primeira fase e terá caráter eliminatório. As inscrições devem ser feitas pelo site www.cops.uel.br. O candidato precisa gerar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100 até o primeiro dia útil após o prazo final para inscrição.

A 1ª fase do concurso será no dia 11 de novembro, a partir das 14 horas. O resultado e os convocados para a 2ª fase serão conhecidos no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas. A 2ª fase será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada em 17 de janeiro de 2013, a partir do meio dia.

Neste ano, os candidatos ao curso de Música terão a prova de habilidades específicas antecipada. Ela será aplicada no dia 30 de setembro, em dois turnos: a partir das 8 horas e às 14 horas. Esses candidatos deverão indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, para o caso de não atingirem média 3 na escala de 10 pontos. O resultado dessa etapa será divulgado em 15 de outubro, às 17 horas.

De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), essa mudança vinha sendo solicitada pelo curso de Música desde 2010, já que, para conseguir acompanhar as aulas, o aluno precisa ter um conhecimento técnico prévio de música.

Provas em Libras

Pelo segundo ano seguido, a UEL oferece a opção de provas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender candidatos surdos. A medida atende solicitação de entidades e escolas especiais e obedece ao Decreto-Lei Decreto-Lei 5626/2005, que determina que Instituições de Ensino Superior devem proporcionar tradutor e intérprete em Libras para que estudantes surdos tenham acesso à graduação. Na inscrição, o candidato surdo deverá indicar a sua necessidade. No ano passado, 13 candidatos se beneficiaram da medida.

Além dos estudantes surdos, a UEL também está preparada para atender outros candidatos com necessidades especiais, como deficientes visuais, estudantes que apresentam dislexia, e que solicitam, por exemplo, ledores, provas em braile, ampliadas ou maior prazo para fazer responder as questões.

Provas

1º dia: Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões objetivas); Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação: no mínimo 2 e no máximo 4 propostas para produção em prosa.

2º dia: Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. 3º dia – Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais. Resultado (1ª convocação): 17/01/2013 às 12 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.