Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gratuito

Lula diz que olha educação "com tristeza" e que todos deveriam estudar de graça

Ele citou percentual de 82% dos estudantes em universidades privadas. Presidente diz que gostaria de ter se formado economista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que "olha com tristeza a educação" para o percentual de 82% dos estudantes brasileiros em universidades privadas. De acordo com o presidente, o ensino deveria ser gratuito no Brasil.

"Olho com tristeza a educação quando vejo que 82% dos estudantes estão em universidades privadas. Não tenho nada contra as universidades privadas. Mas tudo tem que ser favorável para que eles entrem numa universidade pública. Durante tantas décadas houve muito pouco investimento em educação, pesquisa e ciência, embora até hoje tivéssemos só governantes universitários", disse Lula no Rio de Janeiro. "Todos deveriam estudar de graça. Mas sei que isso não é possível".

Lula deu as declarações durante inauguração do laboratório de ensaios não destrutivos, corrosão e soldagem no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O presidente disse ainda que gostaria de ter se formado em economia. "Gostaria de ser economista por profissão, que sabe tudo e tem resultado para tudo. Mas não consegui fazer universidade. Mas, na prática, não é bem assim."

'Oportunidade'

O presidente lembrou os estudantes premiados há duas semanas pela 4 ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o cearense Ricardo Oliveira da Silva, portador de amiotrofia espinhal e cadeirante, e o paulista Gerson Tavares Câmara de Souza, filho de um operário e uma empregada doméstica que já ganhou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de matemática.

"O que falta ao ser humano desmotivado é uma palavrinha mágica chamada oportunidade. O Brasil tem tudo para ser o melhor do mundo. A diferença está nessas décadas sem dar chance às pessoas" , disse o presidente acrescentando que empresas como a Petrobras devem contratar estudantes e pagar o estudo deles.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.