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| Foto: Albari Rosa /Arquivo Gazeta do Povo

No Brasil, 52% dos brasileiros entre 25 e 64 anos não completaram o ensino médio, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (11) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O índice é um dos piores se comparado ao dos outros 36 países que participaram do levantamento. Os dados utilizados para o Brasil são de 2014.

Acesse o resumo do estudo para o Brasil

O documento revelou também que, apesar de registrar uma melhora nas taxas de matrículas entre crianças e jovens de até 14 anos, na faixa dos 15 aos 19 anos, apenas 69% dos brasileiros estavam matriculados – em qualquer ano da educação básica – número abaixo da média dos países avaliados pela OCDE. Entre 20 e 24 anos, somente 29% das pessoas frequentavam alguma instituição de ensino.

Os alunos são considerados fora da sua faixa escolar quando têm pelo menos dois anos a mais que o esperado para uma determinada etapa da educação básica. Nos países pesquisados pela OCDE, em média apenas 2% são considerados mais velhos no terceiro ano do ensino médio; no Brasil essa proporção chega a 14% dos alunos.

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O estudo ressaltou ainda que a evasão escolar, dada principalmente entre as camadas mais baixas da população, aumenta a desigualdade social no Brasil, a segunda maior do levantamento, perdendo apenas para Costa Rica.

O Brasil também é o país, de longe, com as maiores diferenças regionais, mesmo se comparado com outras nações de tamanhos continentais como a Rússia e os Estados Unidos. Enquanto 33% dos adultos concluíram o ensino superior no Distrito Federal, região com o maior PIB per capita, por exemplo, apenas 8% chegaram a essa etapa de educação no Maranhão, o pior PIB per capita do país.

Ideb

Na semana passada, o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre os municípios brasileiros, apenas 38,9% alcançaram a meta de desempenho na rede pública de ensino prevista, nos seus respectivos estados, no 9º ano do ensino fundamental em 2017. A consequência de uma educação de 6º a 9º ano deficiente reflete no ensino médio: o desempenho no 3º ano do ensino médio ficou estagnado. Acesse aqui os resultados do Ideb no Brasil e nos estados.

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*** Veja abaixo o resumo do estudo para o Brasil:

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