i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ataque às exatas

“Descolonizando Pitágoras”: matemática vira refém da militância ideológica na universidade

“Afro-matemática”, “machismo”, “eurocentrismo”: ideologia desperdiça dinheiro público e prejudica o ensino das ciências exatas

  • PorGabriel de Arruda Castro, especial para a Gazeta do Povo
  • 04/10/2020 20:51
matemática vira refém da militância ideológica na universidade
Matemática vira refém da militância ideológica na universidade| Foto: Bigstock

Nas últimas décadas, conforme os departamentos de Ciências Humanas e Sociais das universidades brasileiras eram dominados por militantes de esquerda, as ciências exatas se mantiveram relativamente incólumes. Mas, recentemente, isso também tem mudado: as teses mais radicais sobre raça e gênero tem encontrado espaço no campo da Matemática – uma das disciplinas nas quais o Brasil tem mais reconhecimento internacional. Em 2014, o brasileiro Arthur Ávila recebeu a Medalha Fields, a principal premiação da área. E, nas Olimpíadas de Matemática deste ano, o país ficou entre os 10 países com melhor colocação. Os exemplos da “matemática militante” que têm se multiplicado rapidamente ameaçam esse legado.

Um exemplo dessa guinada é o Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que oferece, como uma de suas linhas de pesquisa para mestrado e doutorado, o tema “Educação em Ciências e Matemática para Diversidade Sexual e de Gênero e Justiça Social". Se o candidato tiver uma preferência um pouco diferente, também pode optar pela linha de pesquisa "Descolonialidade e relações étnico-raciais na educação em Matemática e ciências".

A UFRJ também abrigou em 2018 um evento chamado “Racializando as Ciências Exatas”, no qual pesquisadores e professores discutiram como introduzir o debate racial em disciplinas como a Matemática. No evento, Rodrigo Fernandes Morais – doutor pelo Instituto de Matemática e Física da universidade – filosofou: "Os livros de Física só apresentam um único grupo representado apenas por homens brancos, europeus e europeizados, o que torna nossos currículos extremamente eurocentrados, machistas, heterossexistas, ocidetalcêntricos, colonialistas e imperialistas", disse ele, que recebeu a concordância dos demais participantes do debate.

Enquanto isso, na Universidade Federal do ABC (UFABC), o ensino da “afro-matemática” é obrigatório para os alunos do curso de Matemática desde 2017. A ideia era "Problematizar e desenvolver metodologias e percepções que busquem a dialogar entre a educação e as relações sociais, buscando romper com os moldes da educação reprodutora do racismo”.

Parte da explicação para a emergência dos conteúdos como a “afro-matemática” tem a ver com uma lei sancionada em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que estabelece que “os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar”. Embora sejam mais pertinentes para disciplinas como História e Geografia, temas como o combate ao racismo passaram também a ser incluídos nos currículos escolares de outras disciplinas, como a Matemática. A novidade fomentou, na academia, o debate sobre a chamada “racialização” das ciências exatas.

A produção de artigos acadêmicos também tem demonstrado uma ideologização cada vez maior das ciências exatas.

Getúlio Rocha Silva, professor do Instituto Federal da Bahia, publicou um artigo acadêmico intitulado “Uma proposta didática para descolonizar o Teorema de Pitágoras em cursos de Licenciaturas em Matemática”. O grego Pitágoras morreu em 495 antes de Cristo, dois mil anos antes do colonialismo europeu ter início.

Outro artigo, assinado por duas professoras da Universidade Federal da Bahia, diz que há poucas mulheres na Matemática porque os homens supervalorizam a razão. “Diante deste contexto, podemos pensar os campos das pesquisas científicas matemáticas como um lugar também de dominação masculina, no qual os homens reificam a razão para desenvolver o pensamento racional, abstrato e lógico, mantendo o poder de dominação sutil e invisível que coloca as mulheres em patamares inferiores hierarquicamente.”

A premissa usada nos exemplos acima é a de que a disciplina de Matemática não deve tratar só de Matemática, mas problematizar a própria forma como o conhecimento matemático foi construído do ponto de vista histórico, sociológico e cultural. Assim, professores passam a ver como missão o combate ao “eurocentrismo” e ao “machismo” nas ciências exatas.

A ironia é que a própria universidade, uma criação de homens brancos europeus e cristãos (a Universidade mais antiga é a de Bolonha, na Itália, nove séculos atrás), seria o ambiente colonialista e “ocidental-cêntrico” por excelência: alguém plenamente apegado à cultura africana ou indígena “original” não participaria de seminários acadêmicos ou escreveria artigos científicos.

Embora pareçam caricatos, os projetos que misturam ideologia com matemática têm um custo significativo: ao direcionar recursos (já escassos) a este tipo de iniciativa em vez de priorizar a produção de conhecimento de ponta nas ciências exatas, as instituições de ensino reduzem as chances de produzir novos pesquisadores renomados. Ninguém jamais ganhou uma Medalha Fields ou ganhou uma Olimpíada de Matemática com uma tese sobre o eurocentrismo nas ciências exatas.

Para o estatístico Alfredo Salgado, mestre pela Universidade de Brasília e doutorando pela Unicamp, a imposição de temas como a afro-matemática parte de pressupostos equivocados. “Por se tratar de ciências exatas, quase não há subjetividade na Matemática ou na Estatística. Se a pessoa que conseguiu demonstrar um teorema ou resolver um problema matemático é da etnia A ou da etnia B, pouco importa”. Ele complementa: “Por isso a Medalha Fields já foi entregue para iraniano, indiano, brasileiro, vietnamita, europeu, australiano, sul-africano, japonês e chinês”.

O professor canadense Bryon Richard Hall, que leciona no curso de Matemática da Universidade Federal de Goiás, afirma que a Matemática que se estuda hoje tem influência de diversos povos não-europeus – a começar pelo sistema numérico indo-arábico. Segundo ele, razões históricas, como a emergência do mercantilismo e a escassez de recursos naturais na Europa, explicam porque alguns países passaram à frente neste campo. “Não duvido que na África tenha existido um desenvolvimento semelhante ao da Europa até o século 15. Mas os registros escritos da África se deterioraram. Herdamos muito pouco deles”, explica.

O professor diz ainda que, por causa do seu caráter objetivo, a matemática não discrimina. “Discriminação contra a origem dos autores não é a norma da matemática. Em outras áreas da ciência o local de origem da pessoa pode ter alguma influência. Mas Matemática é Matemática, não importa de onde vem”, diz ele.

113 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 113 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    SUELI MACHADO

    11/10/2020 0:15:42

    Matemática é uma ciência exata. Alguém já contou isso a eles?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      elaine santos frança d'albuquerque teixe

      07/10/2020 22:30:55

      Nessa toada , o Brasil jamais terá pesquisadores renomados em area nenhuma, jamais terá candidatos à concorrer ao Nobel e por aí vai, na verdade tinham que fazer uma limpeza nessas universidades federais, porque não é possível todo santo dia tenho que acordar com as notícias mais esdrúxulas possíveis na tela do meu computador, é absolutamente inacreditável, da mesma forma que a história dos pronomes neutros na nossa língua portuguesa. O que está acontecendo???????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • L

        LSB

        10/10/2020 22:29:00

        Tranquilo. Bolsonaro está nomeando como reitores das universidades federais um monte de petistas, psolistas, etc. para isso...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo R Agostini

      07/10/2020 14:30:29

      Sem Comentários!!!! Como deixamos nossa sociedade ser dominada por esses pseudo-intelectuiais desse jeito...Lamentável!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Eden Lopes Feldman

        06/10/2020 23:41:00

        Quando está estupidez terá fim?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          sebastião orlando machado

          05/10/2020 19:25:51

          Cada dia fica mais evidente do porque derrubaram o Weintraub. Enquanto todos nós que estamos enojados com esta e tantas outras matérias trazidas aqui na Gazeta e tantos outros jornais diariamente. ficamos passivos a coisa só piora.Temos que assumir a nossa condição de indignação e partir para a luta, vamos exigir daquele bando de **** em brasília que façam valer a nossa vontade, da maioria que é contrária a estes absurdos

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            João Mello

            05/10/2020 19:12:26

            A esquerda lançou a novimatemática.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Admar Luiz

              05/10/2020 19:10:13

              A que ponto chegamos, hein?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MAURO JOSE KUMMER

                05/10/2020 19:09:22

                sem comentários

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Machado Cavalheiro

                  05/10/2020 18:57:16

                  Parabéns pelo artigo. Não precisa muito mais para explicar a razão da nossa educação estar onde está. O problema não se resume a recursos, mas depende de bons professores não engajados com essa esquerda ignorante.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sandro Cerqueira Leite

                    05/10/2020 18:20:01

                    Caro Gabriel, sugiro uma pesquisa um pouco mais a fundo nestes "cursos" e/ou "projetos de pesquisas", e começar a ver quem são os "coordenadores". Tais "coordenadores" recebem verbas de emendas de nobres congressistas, "sempre" muito preocupados com nossa educação, talvez aqueles projetos ciências sociais sobre a "mulher campesina", já não esteja tanto mais na moda. Outra coisa, seria bom também ver quem também como os professores "engajados" em oferecer educação de "excelência" estão sempre se revezando nestes projetos, mas a verba, ah verba, essa sempre cai! Fica a dica!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MAX PIERMARTIRI

                      05/10/2020 17:55:14

                      Meu Deus, quanta burrice junta!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LC

                        05/10/2020 17:01:43

                        Trinta e três anos em que a imbecilidade avançava com sutileza. À partir do fantoche Sarney, foi dada a largada para a destruição da sociedade brasileira em todas as áreas, especialmente no ensino. O ativismo político marxista nos bancos escolares vem de longo tempo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Cecília

                          05/10/2020 16:35:51

                          "Afro-Matemática" ? A matemática é uma só independente de raça, cor e gênero. Querem acabar com o ensino da matemática no Brasil.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ANDRE FELIPE MEREGALLI

                            05/10/2020 16:29:46

                            Obrigado, Paulo Freire.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Carlos de Souza

                              05/10/2020 16:08:35

                              Será que essa turma sabe o que é uma regra de três? É muito mimimi pra aguentar...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Reaça

                                05/10/2020 15:56:31

                                Parece que estamos voltando à simbologia dos números na Antiguidade e na Idade Média. Ao invés de valores atribuídos aos números do sistema decimal com valores filosóficos, morais e/ou idealizados por um pensamento metafísico ou até mesmo pela mística medieval, estamos presenciando o mesmo nos nossos dias com simbolismos raciais, de gênero, origem, etc. Acho que é um retrocesso histórico e da pior maneira, a mística agora é outra.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Roberto

                                  05/10/2020 15:47:45

                                  No campo "como voce se sentiu com este conteúdo?" poderia ter a bolinha "ódio mortal", ia bombar nessa reportagem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Roberto

                                    05/10/2020 15:45:45

                                    No campo "como voce se sentiu com este conteúdo?" poderia ter a bolinha "ódio mortal", ia bombar nessa reportagem.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • U

                                      Udo Hansen

                                      05/10/2020 15:37:41

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        05/10/2020 15:16:20

                                        Uma boa dose de psicotrópico talvez acalme a situação.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo H.

                                          05/10/2020 14:35:31

                                          E depois ainda pensam que o grande problema da Educação brasileira é a falta de recursos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            João Martins Donizete

                                            05/10/2020 14:27:57

                                            Quando a gente pensa que viu tudo. O buraco do obscurantismo planejado parece não ter fim. Esse mimimi, esse falso politicamente correto é um câncer que está contaminado tudo. Nossas faculdades que de muito foi aparelhada com essa premissa identitária de querer corrigir o incorrigível. Que quer apagar a história. Que quer obrigar todos a pensarem igualmente e na marra só nos levará para o buraco. É muito mediocridade acumulada e acumulando-se.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Paulo Muro

                                              05/10/2020 14:26:52

                                              O lado bom de estarmos nas últimas posições no PISA é que esse tipo de mentalidade não vai mudar muita coisa. Parece que não tem outro lugar, depois do último. Ou tem? Bem... mas tem a distância entre o último e o penúltimo. O pior não tem limites.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • W

                                                WILMAR J G SANTOS

                                                05/10/2020 16:15:56

                                                Como diz o Olavo: o resultado final sabemos que não muda nada, mas o problema é o estrago que essas amebas fazem ao longo do tempo tentando chegar a lugar algum.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE Z. NETO

                                              05/10/2020 14:20:49

                                              Os pesquisadores sérios das Universidades tem muita dificuldade de conseguir verbas para seus projetos e vem está turma cheia de recalques gastar dinheiro com assuntos totalmente estapafúrdias. Os governos anteriores conseguiram piorar muito o que já era ruim, isto precisa mudar com urgência.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JOAO OLIVEIRA DE SOUZA

                                                05/10/2020 14:17:54

                                                2+2=4, nao importa a raça, cor, sexo, etc.etc.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                  05/10/2020 14:08:52

                                                  PS: Para quem ainda não leu, leia 1984 e A Revolução dos Bichos, ambos de George Orwell. É uma maneira fácil e bem interessante de entender basicamente tudo o que estamos vivendo, através de dois dos livros de ficção mais REAIS e GENIAIS que já foram escritos. VALE MUITO A PENA!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                    05/10/2020 14:05:58

                                                    Quem já leu sobre marxismo cultural não se surpreende com NADA disso. Faz parte das narrativas marxistas a destruição das ciências exatas, com intuito de RELATIVIZAR cada vez mais as coisas. Sendo ainda mais claro: querem que 2+2 passe a ser 5. Já há estados AMERICANOS, como Seattle, que a matemática é chamada de CIÊNCIA OPRESSORA e RACISTA. Não por coincidência Seattle é um dos locais nos EUA que foram tomados por anarquistas e marxistas, COM O APOIO DE GOVERNANTES e vários de seus cidadãos. A melhor forma de combater isso? LENDO FONTES CONFIÁVEIS e BUSCANDO SEMPRE OS FATOS e jamais aceitando narrativas que tentam te fazer acreditar que 2+2 é 5. Pra mim, 2+2 É E SEMPRE SERÁ 4!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      05/10/2020 15:37:36

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Rui Portugal Bacellar

                                                        05/10/2020 15:36:49

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Ciro Santos

                                                          05/10/2020 13:56:28

                                                          Um par de orelhas de burro para os esquerdopatas. Gente insuportável!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • R

                                                            Rubens Farias

                                                            05/10/2020 15:15:01

                                                            Ciro você está sendo "animalofobico" está desprezando os pobres burros comparando com esse povo

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz

                                                          05/10/2020 13:53:53

                                                          Os caras tão fumando as figuras geométricas

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • P

                                                            Paulo Muro

                                                            05/10/2020 14:29:49

                                                            Fumaram erva com data de validade vencida

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz

                                                          05/10/2020 15:36:54

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luiz Americo Lisboa Junior

                                                            05/10/2020 13:50:24

                                                            Mais uma pá de cal no túmulo da educação brasileira.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Rafael Lopes

                                                              05/10/2020 13:48:46

                                                              Meu Deus, que gente insuportável !

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Antonio Cousseau

                                                                05/10/2020 13:40:08

                                                                POR TUDO ISSO O BRASIL ESTÁ EM ÚLTIMO LUGAR NAS AMERICAS E NO MUNDO ESTÁ MUITO RUÍM, SEM PREMIOS NÓBEIS. ETC.,ETC PROFETIZAMOS QUE ESSE MAL CAIA POR TERRA. SEREMOS OS PRIMEIROS NO PLANETA.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • G

                                                                  GEGE

                                                                  05/10/2020 15:37:01

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Lucas Cassemiro Ramos

                                                                    05/10/2020 13:27:01

                                                                    É, Jesus está voltando. Continua se cumprindo o que a bíblia já dizia sobre o fim dos tempos. É tempo de se arrepender, se apegar a Jesus. Pois Ele mesmo disse, que poucos encontram a porta estreita, poucos passam por ela. Mas a porta larga que leva a destruição, muitos entrarão.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      Paulo H.

                                                                      05/10/2020 13:26:39

                                                                      SUGESTÃO. A primeira é refutar todo e qualquer material supostamente didático com esses absurdos. Se por alguma forte (e pouco provável) razão isso não for não for possível, riscar, cobrir totalmente este tipo de besteiras para que as pessoas não sejam aos poucos contaminadas com isso (e passem a achar aceitável) e para que outros que venham eventualmente a ter contato com esse tipo de lixo tóxico percebam de plano do que se trata.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.