• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) determinou a desativação de 1.337 centros de educação à distância no país, com a suspensão de vestibulares ou redução de novas vagas, e prazo de um ano para que as universidades promovam melhorias, sob ameaça de descredenciamento. A medida atinge quatro instituições de ensino, duas delas estão no Paraná. São elas: Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Faculdade Educacional da Lapa (Fael) também no Paraná, Universidade Estadual de Tocantins (Unitins) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) em Santa Catarina.

As quatro instituições de ensino concentram 54,7% dos 760.599 alunos de graduação à distância no Brasil, como mostra matéria publicada na terça-feira (18) no jornal O Globo. As instituições foram as primeiras submetidas a um pente-fino do MEC, por terem um grande número de alunos e serem alvo de denúncias de irregularidades e falhas de conteúdo e de avaliação.

- Elas cresceram rápido demais. Estamos dando um freio nessa expansão, com um choque de qualidade - diz o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Bielschowsky.

Os centros de atendimento, onde estudam mais de 60 mil universitários em 1.200 municípios, estão proibidos de receber novos alunos. Os atuais estudantes poderão concluir os cursos, mas depois as unidades deverão ser desativadas. Boa parte não tem biblioteca, laboratório, sala de estudos nem acesso à internet na proporção exigida de três alunos por computador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]