• Carregando...
MEC estuda fornecer internet a alunos de universidades federais na pandemia
| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Alunos de universidades federais e instituto federais de baixa renda que não têm acesso à internet poderão receber auxílio do Ministério da Educação (MEC), para que consigam estudar durante a pandemia. De acordo com o MEC, a ideia é contratar pacotes de dados de internet por até seis meses. A forma de fazer isso ainda está em análise - chip específico ou liberação sem consumo da franquia, para as pessoas que já têm algum tipo de plano.

A internet fornecida pelo governo federal será liberada para sites relacionados a conteúdos educacionais. Levantamento do MEC mostrou que existem 906 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social nessas instituições de ensino e grande parte não têm acesso à internet, ou a conexão com a rede não suporta determinadas atividades, tais como assistir a uma videoconferência. Segundo o ministério, a renda familiar per capita desse grupo é de até um salário mínimo e meio.

Mas, segundo a pasta, a mesma pesquisa mostrou que aproximadamente 90% dos alunos têm smartphones - o que pode facilitar que esses alunos utilizem o benefício que poderá ser disponibilizado pelo governo.

Outro estudo feito pelo MEC diz respeito a como oferecer banda larga, preferencialmente com fibra ótica, para estudantes em vulnerabilidade social. O projeto deve levar cerca de 12 meses para sair do papel e será uma parceria com a iniciativa privada que atua no setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]