Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste

Ministério Público questiona concurso para professor na Unioeste

Ação civil pública afirma que o edital do concurso não prevê reserva legal de 5% das vagas para pessoas portadoras de deficiência e 10% para afrodescendentes

O Ministério Público Estadual, por meio das promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais e da Pessoa Portadora de Deficiência de Cascavel (Oeste), entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, questionando o concurso para contratação de professor na Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O MP entrou com a ação na terça-feira (6).

Os promotores reclamam do edital do concurso, que não previu a reserva legal de 5% das vagas para pessoas portadoras de deficiência e 10% para afrodescendentes, conforme as leis estaduais 15139/06 e 14.274/03. As provas estão marcadas para os dias 14, 15 e 16 deste mês. O MP quer que seja feito um novo edital que especifique a reserva legal de vagas e que as provas sejam suspensas.

De acordo com o MP, o concurso prevê a seleção de 84 professores para ministrar diversas disciplinas nos cinco campi da instituição: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo e Marechal Cândido Rondon (Oeste). A assessoria de imprensa da Unioeste afirmou que a instituição ainda não foi comunicada oficialmente sobre a ação civil pública. Com isso, só vai se manifestar após conhecer o teor do documento.

Vestibular adiado

A segunda fase do vestibular da Unioeste, que seria realizado no dia 6 de dezembro, foi adiada para o dia 11, para não coincidir com a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A alteração foi anunciada no fim da manhã desta quarta-feira (7) pelo diretor de concursos da instituição, João Carlos Cattelan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.