i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comunismo e positivismo

Por que não temos universidades conservadoras? A culpa é da esquerda e dos militares

  • PorGabriel de Arruda Castro, especial para a Gazeta do Povo
  • 18/10/2020 10:48
A pergunta é por que não temos universidades conservadoras no Brasil
Arco na Praça do Comércio, em Lisboa.| Foto: Unsplash

Existem poucas dúvidas de que, nos países ocidentais, grande parte das universidades tende para a esquerda, especialmente nos cursos das ciências humanas e sociais. Mas também é fato que, em quase todos eles, existem contrapontos. Nos Estados Unidos, o aluno tem dezenas de opções – geralmente entidades menores, muitas com mais de um século de vida, com um currículo diferenciado e uma cosmovisão que valoriza a herança clássica e cristã. Na lista estão instituições como o Grove City College, na Pensilvânia, a Regent University, na Virgínia, e o Hillsdale College, no Michigan. Em Portugal, é possível encontrar refúgio na Universidade Católica de Lisboa. Na Espanha, a Universidade de Navarra. No Brasil, porém, inexistem universidades conservadoras.

Para ser justo, há iniciativas isoladas - como o Departamento de Economia da Universidade Mackenzie, de orientação liberal, ou o curso de Filosofia do Largo de São Bento, em São Paulo, que oferece uma formação de perfil tradicional. Mas o Brasil não possui uma universidade completa que adote uma sólida tradição de educação clássica, nos moldes das primeiras universidades europeias e americanas.

As artes liberais, parte inspiradas na tradição de Grécia e Roma, parte na tradição da Igreja Católica e das igrejas protestantes tradicionais, priorizam a formação completa do ser humano, e não apenas de um profissional com uma habilidade específica. Até o século XIX, por exemplo, era comum universidades americanas e europeias exigirem que os alunos chegassem ao ensino superior já sabendo latim e grego. Depois de entrarem, eles passavam boa parte do tempo lendo obras clássicas e estudavam um pouco de tudo: biologia, física, filosofia, teologia. Esse modelo foi abandonado na maior parte dos lugares, mas sobreviveu, com adaptações, até hoje.

O Brasil parece ter chegado tarde demais nessa história.

Comunismo e positivismo

Por uma proibição da coroa portuguesa, o Brasil colonial não tinha instituições de ensino superior. Apenas após a Independência, na década de 1820, surgiram iniciativas isoladas, como as Faculdades de Direito de São Paulo e do Recife. Mas as universidades só apareceram décadas depois: o primeiro grande exemplo foi o da Universidade de São Paulo, fundada em 1934 (embora haja um precedente menos influente com a Universidade de Manaus, em 1909). E os tempos já haviam mudado. A Europa vivia a ilusão de regimes autoritários como o comunismo e o fascismo, e o ideal da educação clássica ficara em segundo plano.

“Foram trazidos pesquisadores importantes, como Levy Strauss, Roger Bastide, para formar a Universidade de São Paulo. Assim, a França influenciou fortemente a constituição do Núcleo de Ciências Humanas da USP”, relata Bráulio Porto de Matos, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A educação francesa, por sua vez, há muito estava sob a égide da Revolução Francesa e suas ramificações. “Essa ideia do intelectual transformador do mundo, engajado politicamente, pode ser atribuída à Revolução Francesa. Essa ideia nasceu fora da universidade, mas passou para dentro da universidade”, explica Matos. A USP formou uma geração de professores universitários com esse perfil, o que teve um efeito multiplicador nas décadas seguintes.

Depois, vieram os anos 1960 e, com eles, o regime militar. Nas ciências humanas e sociais, as universidades já estavam, em grande medida, envolvidas com as alas esquerdistas mais radicais. E o antídoto foi insuficiente: embora ideologicamente contrários às ideias socialistas, os militares tinham uma visão muito distante do ideal clássico. Eles eram sobretudo influenciados pelo positivismo, e acreditavam que a metafísica não tinha espaço (cursos de teologia foram fechados) e a filosofia era irrelevante para o progresso. Era preciso construir pontes, estradas e usinas hidrelétricas. As outras alas das universidades, em especial os cursos de humanas, eram deixados nas mãos dos esquerdistas. Ao mesmo tempo, os militares ajudaram a desmontar os últimos resquícios de educação clássica no Brasil: as escolas primárias. Foi nesse período, por exemplo, que o ensino do latim foi banido.

Isso ajuda a explicar como, apesar de ter tido o sistema educacional em suas mãos por décadas, o regime militar não foi capaz de incentivar uma tradição intelectual própria para se contrapor às ideias de esquerda.

“Nunca houve no Brasil uma tradição liberal. Nós temos expoentes isolados, como José Guilherme Merquior ou Roberto Campos. Mas tradição intelectual no Brasil foram ou o positivismo no século XIX, que ganhou corpo no Exército e na Marinha, e o marxismo e suas vertentes”, diz Ricardo da Costa, professor de História da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Sem uma presença significativa de protestantes, que ajudaram a impulsionar o ensino superior nos Estados Unidos (Harvard, Yale, Princeton, Columbia, Dartmouth, Brown, seis das oito chamada Ivy League, eram vinculadas a igrejas reformadas), a responsabilidade de carregar a herança educacional clássica no Brasil recaía sobre a Igreja Católica. Mas, apesar da longa tradição educacional de padres e missionários católicos no país, a situação já havia mudado bastante na segunda metade do século XX: a teologia da libertação, que tenta conciliar o marxismo com o Cristianismo, teve um profundo impacto nas instituições de ensino católicas. Hoje, o currículo e o corpo docente dessas universidades são pouco distinguíveis das universidades públicas.

Ao mesmo tempo, com a abertura do mercado para a expansão das faculdades e universidades particulares, o que se viu foi uma profusão de instituições voltadas para o mercado de trabalho, quase como cursos técnicos. Não são universidades no sentido clássico, voltadas para a construção de um saber universal: cada aluno segue um caminho pré-definido e que não permite a exploração de outras áreas do conhecimento e não oferece qualquer oportunidade para uma reflexão intelectual mais profunda. Nesse caso, os empresários não são os únicos culpados. A falta de uma instituição de perfil clássico no Brasil também reflete a falta de demanda por universidade com esse perfil.

Bolsonaro também não está preocupado com universidades conservadoras

Talvez não seja coincidência que um presidente militar em um governo repleto de militares tenha pouca disposição de reverter essa tendência nas ciências humanas. “Uma das falhas do governo atual é o descaso com essa área; a falta de um projeto acadêmico, intelectual, cultural”, afirma Costa. Ele sabe o que diz: por um ano e meio, o professor da UFES ocupou cargos no Ministério da Educação do governo Bolsonaro, inclusive assessorando diretamente o ministro Ricardo Vélez Rodriguez. Lá, ele percebeu que o governo não tem um plano abrangente para o ensino superior.

A visão da gestão atual, aliás, é exposta sem rodeios. “Eu, como brasileiro, eu quero ter mais médico, mais enfermeiro, mais engenheiro, mais dentistas. Eu não quero mais sociólogo, antropólogo, não quero mais filósofo com o meu dinheiro", disse Abraham Weintraub, que à época era ministro da Educação, em uma entrevista no ano passado. O presidente Jair Bolsonaro também defendeu a redução dos investimentos em filosofia e sociologia com base em um argumento utilitarista: “O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”, afirmou ele, também em 2019.

Embora possa fazer sentido do ponto de vista orçamentário, a política parte de um pressuposto inadequado: o de que a filosofia e as áreas correlatas são necessariamente um terreno da esquerda, e que a única solução possível é sufocar a própria existência dessas disciplinas.

Costa tem um prognóstico pessimista sobre uma eventual mudança no perfil ideológico das universidades brasileiras. “Como se quebra isso? Não se quebra. Na verdade, é um processo lento, porque, como o sistema é de garantias ad aeternum, os que estão entrando agora nos concursos federais vão garantir mais 20 ou 30 anos de ensino com a perspectiva de esquerda”, afirma.

52 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 52 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Renata Faria

    ± 6 dias

    Perfeito, nos resta os cursos livres de filosofia, etc. AInda bem que temos o COF, Instituto Borborema etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata Faria

      ± 6 dias

      *restam

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • P

    Paschoalitto

    ± 9 dias

    Ótimo texto, pura verdade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 9 dias

      Com a dominação da extrema esquerda no ensino brasileiro deu no que deu..patria educadora...lixos pensantes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cecília

        ± 11 dias

        As universidades deveriam ter gente de esquerda e de direita. Infelizmente somente os de esquerda conseguem ser professores nas federais. Muito coletivismo e um desastre na educação de nossos jovens. Saem da universidade piores do que quando entraram.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Clovis

          ± 11 dias

          É urgente iniciar a mudança no ensino básico. La quem comanda, são partidos da esquerda.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Adenilson

            ± 11 dias

            Positivismo = maçonaria!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • D

              Decio mango

              ± 9 dias

              O que tem a ver o ** com as calças..??..

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            jose rodorval ramalho

            ± 11 dias

            Excelente texto. Apenas um acréscimo: durante a ditadura, os militares parece ter usado a universidade como "válvula de escape" no processo de abertura política. Naquele período, entrou uma enxurrada de esquerdista, sem concurso, diga-se de passagem. O foco dos militares era a esquerda armada. Ganharam a guerra dos dúzia e perderam, por W.O., a batalha das ideias.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              LSB

              ± 11 dias

              Correto. Ficaram procurando guerrilheiros comunistas (não acharam mil em 20 anos) e acabaram criando, em cativeiro, os comunistas...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • V

            Velo

            ± 11 dias

            falar de universidade conservadora ou de esquerda foge do que significa uma universidade. Texto longo e inútil.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              salcutrim

              ± 11 dias

              Pra começar a mudança, é só os alunos fazerem como meu amigo. Sempre que a professora vinha com.papo marxista, ele confrontava...pera aí...isso aí não está no curriculum e também não funciona...a.rofessora ficava furiosa,.mas não tinha o que fazer. Ele falava, eu vim aqui pra aprender sobre meu curso e não sobre ideologia marxista. Eles tiveram que atura-lo. Quando os alunos se impuserem em seus direitos, esses tontos vão ter que respeitar. Minha filha de 15 anos confrontou o professor de geografia que queria empurrar lixo marxista...ele teve que parar. Assim que se muda isso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Glauco André

                ± 12 dias

                Estou estudando em uma faculdade privada, curso de História, e há uma hegemonia no pensamento ideológico, tanto dos professores quanto dos alunos. E se não há uma perspectiva de mudança que se seja fomentado pelo governo, será assim até o ano de 2250! Ciências Humanas como um todo é de caráter e influência gramscista/marxista. E não há muito espaço pra quem pense diferente!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Joaquim

                  ± 12 dias

                  Bom texto! Todos sabem que os socialista foram para as escolas pregar a ideologia de esquerda quando começou a intetevenção militar! Estamos no mato sem cachorro!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Claudia Aguiar de Siqueira

                    ± 12 dias

                    Brilhante.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maria Inês moll

                      ± 12 dias

                      Não entendi essa reportagem. Realmente quem escreveu esse artigo é equivocado de tudo. Em primeiro lugar. as universidades devem incentivar o livre pensar. Demais para haver uma divisão desse tipo. a meu ver extremamente problemática, é preciso haver universidades conservadores de peso. E não isso aí que foi citado. Uma perda de tempo o texto em questão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        WMVIEIRA

                        ± 12 dias

                        Pode fechar a maioria, não server pra nada, cabide de emprego.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • B

                          Bernardo Andrade

                          ± 12 dias

                          Texto com bom resumo histórico mas erra ao atribuir ao pragmatismo militar parte da culpa. Universidade pública tem sim que focar no chamado STEM. Science, technology, engineering, math. É política em vários países e com retorno para a sociedade. Aliás faltou falar da aberracao que é o número de bacharéis em direito no Brasil. Supera Europa e EUA juntos! Precisa?!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • B

                            Bernardo Andrade

                            ± 11 dias

                            Priorizar STEM não significa abolir humanas. Simples assim, basta consultar o verbete "priorizar". Segundo, a esquerda está muito presente nas STEM também. Portanto, meu ponto não é ideológico ou de querer reformular o viés. É questão de racionalizar o uso do dinheiro público e otimizar e proporcionar a sociedade com algo que seja tangível, passível de avaliação e controle de qualidade. Perdão, mas o produto das humanas é altamente subjetivo e de difícil avaliação.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LSB

                            ± 12 dias

                            Errado em dois pontos. O primeiro é que humanas é muito importante sim (não vou entrar no mérito da proporção de vagas entre cursos, mas a existência é importante... o problema é tão somente a hegemonia/tirania da esquerda, pois deveria haver debate, procura pela verdade e não pela novidade, diversidade de pensamentos, etc.). Seu segundo erro é o seguinte: se não devesse haver humanas em universidades públicas, então os militares erraram muito criando comunista em cativeiro!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sergio Surugi de Siqueira

                          ± 12 dias

                          Talvez seja porque uma universidade não deve ser conservadora nem progressista, no sentido ideológico das duas palavras. Deve ser um local no qual as diferenças se unem para fazer um mundo melhor. Um local de produção de conhecimento e busca da verdade. Sem viés algum.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • C

                            Claiton Vidal Hilgert

                            ± 10 dias

                            DENISSON HONORIO DA SILVA: não diria altruista, mas sim utópico. A utopia do ensino é o professor relatar e ensinar os dois lados de uma questão sem a intromissão de suas próprias convicções para deixar que o aluno formule sua própria opinião sobre a questão. Lindo, correto, justo, porém utópico.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • D

                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                            ± 12 dias

                            Professor, como seu ex-aluno gostaria de acompanhá-lo neste pensamento tão altruista e a idealista. Mas tal como o encerramento deste artigo coloca, resta apenas o ceticismo. Em um periodo da historia de grandes descobertas cientificas, já na idade moderna, nomes de relevo como Copernico, Galileu, Kepler, foram alijados das universidades europeias por causa do fundametalismo religioso. A Europa perdeu o papel de protagonismo por vários motivos para os EUA. Agora temos o fundamentalismo marxismo-leninista, que levará dezenas de anos para ser eliminado. Abraços.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Pedro Zanoni

                          ± 12 dias

                          PARA ACONTECER TEM QUE A UNIVERSTDADE QUERER... temos que escolher reitores dispostos...QUAL UNIVERSIDADE SE CANDIDATA ??? SE NAO FOR POSSIVEL>>O MELHOR É PRIVATIZAR TUDO

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Villar Ruas Gaiony Rodrigues

                            ± 12 dias

                            Excelente texto. Foi bastante profundo em um espaço pequeno. De fato, fica difícil exigir universidades mais atreladas aos seus modelos tradicionais quando, na verdade, o brasileiro sequer teve a oportunidade de experimentar isso. Os que conseguiram, geralmente estudaram no exterior. Pra piorar, o governo não tem interesse nenhum em mudar essa realidade. É um grupo de idiotas úteis. O voto mais infeliz da minha vida foi nesse Bolsonaro. Se arrependimento matasse, eu estava enterrado há muito tempo!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • R

                              Ricardo Villar Ruas Gaiony Rodrigues

                              ± 12 dias

                              Estaria enterrado*

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luciano

                            ± 12 dias

                            Para piorar, as universidades não estimulam um debate franco. Quando se pontua algo liberal dentro das ciências humanas, a resposta vem em tom de deboche e até agressões.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Sim, esse povo só se pauta por isso: slogans, lacrações, gritos de guerra, memes, etc... é o ápice q a mediocridade deles consegue alcançar, mas são “buchas de canhões” ou “iidiotas/inocentes” úteis q vão “salvar o mundo” e tirar “todos os pecados do mundo”... trazem o “inferno” sem sequer desconfiarem...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • N

                            NH4NO3

                            ± 12 dias

                            Outra coisa importantíssimo: no Brasil os conceitos são deturbados, quando não traduzidos erroneamente propositadamente. É preciso rever entre as classes populares, incluindo aí a raivosa classe média tosca, os conceitos de direita, esquerda, liberalismo, socialismo, comunismo, nazismo e por aí vai. Temos no imaginário popular imagens que nos ligam a certos eventos que são ditos como de direita, de esquerda, socialista. Um exemplo simples foi o nazismo, que foi um evento fomentado pela direita. Portanto, o povão precisa ser melhor esclarecido e buscar se esclarecer com urgência.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • L

                              Luigi Tenco

                              ± 11 dias

                              Deturbado é seu caráter, vaBAGUNdo desqualificado!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luigi Tenco

                              ± 11 dias

                              Djanho³ é um canalha cinico, mau caráter e cúmplice de criminosos. Agora, bosttificando estupidez sem sentido, somente pra cumprir meta de bosttagem de asneira, pra satisfazer a quadrilha que o sustenta.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Carmo Augusto Vicentini

                              ± 12 dias

                              Você cansa...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              “Aberta ao debate”?!? Pare de ser patético!!! Debate para a esquerda é xingar e desqualificar todos como “reacionários”, “atrasados”, “ignorantes”, “fanáticos”, “radicais”, etc... e nesse debate, a esquerda sempre usou da racionalidade de argumentos tais como: cuspes, invasões, agressões, violência, censura, etc... com “fascistas” (todos q não pensam iguais a eles) não se discute, é o lema.... a bloguista cubana foi perseguida, a cineasta q filmou a vida do olavo foi perseguida, a q retratou a escravidão em MG tb foi...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Vá estudar as raízes socialistas do nazismo... seu curso de segundo grau foi fraudado e vc é só um papagaio se achando culto!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • N

                            NH4NO3

                            ± 12 dias

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            7 Respostas
                            • C

                              Carmo Augusto Vicentini

                              ± 12 dias

                              Deixe um esquerdista falar e ele rapidamente expõe todo o seu analfabetismo político, filosófico, ético, moral e religioso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Ah, e na sua lavagem cerebral, a direita ficou como “mentirosa em essência”... papagaio bem treinado!! Aliás, papagaio, não existe direita!!! (para ser sincero, até “esquerda” é um termo grosseiro, já que abarca várias “matizes”, mas dá para usar como podemos usar, genericamente, conservadorismo ou liberalismo clássico, etc.)

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Enfim, tudo q a esquerda NÃO é é, é ser “aberta” ao debate... embora rotularam (e te doutrinaram) que esquerda significa “bondade”, “conhecimento”, “ciência”, “debate”, etc... isso não é verdade... a esquerda é, e sempre acaba sendo, o totalitarismo e a tirania em nome da igualdade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              O Ben Shapiro (Gazeta reproduz seus artigos) precisou de polícia para poder debater... carlos rangel, revel, ayron e friedman contam como foram ofendidos e cuspidos... ate glauber rocha (esquerdista) cunhou a expressão “patrulha ideológica” pq não aguentava a perseguição por não ser esquerdista o suficiente... e na economia, a esquerda simplesmente DESPREZA e DESCARTA a lógica, a matemática e até os fatos (empirismo)

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              “Aberta ao debate”?!? Pare de ser patético!!! Debate para a esquerda é xingar e desqualificar todos como “reacionários”, “atrasados”, “ignorantes”, “fanáticos”, “radicais”, etc... e nesse debate, a esquerda sempre usou da racionalidade de argumentos tais como: cuspes, invasões, agressões, violência, censura, etc... com “fascistas” (todos q não pensam iguais a eles) não se discute, é o lema.... a bloguista cubana foi perseguida, a cineasta q filmou a vida do olavo foi perseguida, a q retratou a escravidão em MG tb foi...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Aliás, esse seu “argumento” (que não haveria “espaço” ou “motivo” para certas correntes políticas) é umas das falácias que a esquerda usa bas universidades para EXPULSAR e CALAR quem não reza a cartilha esquerdista e para DOUTRINAR o corpo discente. Nas HUMANAS não existe essa “linha evolutiva” que existe nas tecnologias e nas ciências. Tentar limitar o debate com essa argumentação é burrice, ignorância ou sintoma de lavagem cerebral.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 12 dias

                              Não sou conservador, mas essa sua visão sobre conservadorismo está, no mínimo, distorcida. No mais, a esquerda não produziu NADA de relevante... só lixo... nas ciências, os pressupostos da esquerda não tem vez (vá estudar a “ciência” soviética) e nas humanas é só marxismo, relativismo (qdo conveniente) e menosprezo à lógica, aos fatos e ao bom senso... enfim, lixo puro!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LSB

                            ± 12 dias

                            Excelente artigo! Parabéns! Esclarecimento mais do que necessário, urgente na verdade!! Parabéns mais uma vez!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Joaquim

                              ± 12 dias

                              O Brasil está passando por tudo que a Europa já enfrentou. A Europa enfrentou a tentativa da implantação do comunismo disfarçado de socialismo. A internacional socialista transformou-se em total anarquia. O capitalismo conseguiu se sobrepor a esses sistemas. O Brasil está saindo da anarquia, e em breve vai ser um país extremamente capitalista. Quem tem dinheiro coloca os filhos pra estudar em universidades particulares, onde a bagunça geneológica da esquerda não tem influência. Durante os governos militares todas As universidades públicas eram respeitadas. Os sindicatos de professores comunistas destruiram o ensino superior através de inúmeras greves.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Joaquim

                                ± 12 dias

                                O Brasil está passando por tudo que a Europa já enfrentou. A Europa enfrentou a tentativa da implantação do comunismo disfarçado de socialismo. A internacional socialista transformou-se em total anarquia. O capitalismo conseguiu se sobrepor a esses sistemas. O Brasil está saindo da anarquia, e em breve vai ser um país extremamente capitalista. Quem tem dinheiro coloca os filhos pra estudar em universidades particulares, onde a bagunça geneológica da esquerda não tem influência. Durante os governos militares todas As universidades públicas eram respeitadas. Os sindicatos de professores comunistas destruiram o ensino superior através de inúmeras greves.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  Vinnicius Gabriel brun dos santos

                                  ± 12 dias

                                  Acredito que assim como as Universidadesda Ivy League nasceram sem a vontade do Estado, mas sim da sociedade civil organizada, afirmar que não há escapatória é prematuro. Os movimentos já começaram. Tanto é assim que se pode observar a necessidade do autor em produzir este texto. O caminho não virá do governo, mas da sociedade. Como nas sociedades norte-americana e nas européias, cabe a nós, não ao governo, desidirmos os rumos que queremos e que mecanismos políticos usaremos para alcançarmos nosso objetivo. Nós é que deveríamos construir estas universidades. Nós é que precisamos delas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Leon

                                    ± 12 dias

                                    Muito bom texto. Vivi exatamente isso tudo, parabéns pela percepção.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Denilson Gomes Privado

                                      ± 12 dias

                                      Brasil ao reboque dos modismos europeus. Esclarecedor o seu texto. Parabéns!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vicente Ancona Lopes

                                        ± 12 dias

                                        Excelente matéria

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Ana Luiza

                                          ± 12 dias

                                          Parabéns pela matéria.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.