O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado em todo o Brasil neste domingo (9) a partir das 13h (horário de Brasília). No Paraná são 38,5 mil estudantes de 23 áreas de conhecimento inscritos para realizar o exame. São 163 locais de prova no estado, sendo que as instituições de ensino superior avaliadas não fazem parte da lista de endereços. Na capital, Curitiba, 11 mil alunos devem fazer o exame distribuídos em 17 escolas.
Os alunos que vão participar devem se apresentar nos locais de prova até 12h15 do domingo. Quem ainda não sabe onde fará o exame ou ainda não imprimiu o cartão de confirmação, deve fazê-lo pelo site do Inep. Participam do Enade, alunos ingressantes, que são aqueles que concluíram entre 7% e 22% de seu curso, e alunos concluintes, que já concluíram 80% do curso. Todos respondem a mesma prova, composta por questões objetivas e discursivas, sendo 10 de formação geral (comuns a todas as 23 áreas) e 30 específicas (por área).
A estudante Luciani Martins Ricardi, da PUC-PR de Maringá, tirou a maior nota do Paraná no curso de Nutrição na última edição do exame e dá dicas para quem vai enfrentar as provas em novembro. "O Enade é muito importante pois avalia tanto a universidade quanto a evolução do aluno durante o curso. Para fazer uma boa prova é importante manter a calma e ler as perguntas com bastante atenção", diz.
Quem for selecionado e não comparecer corre o risco de perder o direito à colação de grau. Os únicos dispensados são os que colaram grau até 31 de agosto de 2008 e os estudantes que estão cumprindo atividades curriculares fora do país. Os participantes que ainda tenham dúvidas sobre a avaliação podem ligar gratuitamente para o Fala Brasil do MEC, no número 0800 616161.
Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão publicados a partir das 19h de domingo na página eletrônica do Inep.



