Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Língua Portuguesa

Olimpíada estimula leitura e redação

A professora Cláudia e seus alunos: competição incentiva aprendizado | Valterci Santos/Gazeta do Povo
A professora Cláudia e seus alunos: competição incentiva aprendizado (Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo)

Rima, estrofe, estilo e tema. Num só coro os alunos repetem as instruções da professora Cláudia Altran durante uma oficina de produção de textos, em uma das quatro turmas de 4ª série da Escola Municipal Dona Pompília, no bairro Tatuquara, em Curitiba. A atividade faz parte da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro, programa realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social que tem como meta estimular a leitura e a produção de textos em escolas públicas de todo o país. No Paraná participam 3.619 escolas, que correspondem a 64,64% do total de participantes.

O programa agora está na fase da realização de oficinas seqüenciais de textos em salas de aula. As escolas participantes aplicam as orientações de material pedagógico específico para o desenvolvimento de três gêneros: poesia, memória e artigo de opinião. Na turma da professora Cláudia os alunos finalizam hoje a produção. O melhor texto será encaminhado para a comissão julgadora da escola, que escolhe o trabalho com o qual vai concorrer. As escolas têm até o dia 18 de agosto para enviar a produção escolhida ao município.

Essa é terceira vez que a professora Cláudia participa do programa bienal. Em 2006, um aluno dela, de 11 anos, que tinha problemas de relacionamento e dificuldades em leitura, escrita e expressão oral se destacou. "Ele foi selecionado o melhor da escola. Fiquei muito feliz com a superação dele", diz.

A Olimpíada tem como tema central O Lugar Onde Vivo. Serão definidos 500 semifinalistas que passarão por oficinas de leitura e escrita nas seis cidades-pólo do programa. Na última etapa num encontro com os 150 finalistas, em Brasília, serão conhecidos os 15 vencedores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.