Primeiramente, separe as informações pelo suporte (material): jornais, livros, revistas, CDs, etc.
Em seguida, organize tudo por assunto. Por exemplo: moda, cinema, teatro, música, História, Matemática, ou até outros tópicos mais específicos, se for o caso.
Coloque na ordem cronológica. Dividir os assuntos pelo ano de produção é uma boa dica. Década de 70, 80, e assim por diante.
Ganhe espaço organizando tudo de acordo com o tipo de material e por assuntos afins. Recortes de jornais, por exemplo, devem ser guardados em envelopes. Evite colocar um único recorte em um envelope. Agrupe por tema para não perder espaço.
Evite dar nomes complicados aos arquivos que ficam no computador. Crie pastas e subpastas para organizar o material.n Cuide dos documentos. Atente para questões como: exposição à luz, umidade excessiva e circulação de ar. Evite comer e beber perto dos arquivos e lave as mãos antes de manusear o material.
-
Governo Lula oculta dados sobre yanomamis e fere Lei de Acesso à Informação
-
Lira aumenta seu poder sobre decisões do Conselho de Ética para acabar com brigas
-
De ministro indiciado à crise com setor produtivo e Congresso: Lula tem seu pior momento
-
As polêmicas que Lula vai enfrentar na Europa; ouça o podcast
Deixe sua opinião