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Escola Municipal Samuel Klabin, em Telêmaco Borba: uma vez por mês profissionais  das secretarias de saúde e assistência social do município dão palestras para os alunos... | Divulgação
Escola Municipal Samuel Klabin, em Telêmaco Borba: uma vez por mês profissionais das secretarias de saúde e assistência social do município dão palestras para os alunos...| Foto: Divulgação

Parceria com família zerou evasão

A parceria com a família foi ingrediente essencial para zerar a evasão e diminuir as faltas escolares na Escola Municipal Samuel Klabin, em Telêmaco Borba, município localizado na região dos Campos Gerais.

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Integração ajuda também a aprendizagem

Na opinião da psicóloga e mestre em Educação Rosemary Damaso Padilha, a integração entre família e escola é produtiva sobretudo para a aprendizagem do estudante.

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  • ... e também para seus pais. O projeto melhorou a aprendizagem dos alunos, além da frequência às aulas

Os pais e responsáveis por crianças matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino podem passar a receber um serviço de orientação familiar. Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que prevê a criação do Programa Escola de Pais. A ideia, segundo o autor da proposta, vereador João Claúdio Derosso (PSDB), é que o serviço seja um aliado à educação não formal. De acordo com ele, que também preside o Legislativo municipal, a proposta deve entrar na pauta de votações em setembro deste ano.

Derosso defende que devido às mudanças pelas quais passaram a sociedade atual, a configuração familiar também mudou. "Muitas vezes os professores acabam assumindo o papel dos familiares na educação das crianças. Acaba sendo mais uma carga além de diversas funções que já possuem", afirma. O vereador explica que a proposta é trazer as famílias para dentro das escolas, onde os responsáveis pelos estudantes receberão orientações sobre paternidade e maternidade responsável, informações sobre autoconhecimento, sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes e despertar interesses na busca de atividades laborais e geração de renda.

Caso seja aprovada, a lei determina que o município estabeleça em seu orçamento anual os custos para a implantação do programa e contratação de profissionais para realizar os serviços de orientações. A proposta é que a escola de pais nas escolas municipais funcione de acordo com a metodologia de mediação de conflitos. "Muitas vezes a falta de limites dentro de casa se reflete em indisciplina na escola", ressalta Derosso.

A preocupação da diretora do Departamento de Ensino Fun­damental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Nara Salamunes, é que a criação de mais uma instância que visa à união da família com a escola pode desagregar outras já existentes. Segundo ela, nos últimos anos a rede municipal de ensino tem investido em ações que buscam a integração familiar e a gestão democrática. Nara cita o programa Comunidade Escola, que funciona em 85 escolas municipais e atende a comunidade nos fins de semana. O programa foi criado com o objetivo de diminuir a violência no entorno das escolas e oferece atividades culturais para todos os pais, alunos e comunidade. Nara ainda aborda a existência das Associações de Pais, Professores e Funcio­­nários (APPF) e do Conselho de Escola. "É nesse último que a ação junto às famílias deve ocorrer de maneira mais intensa", opina.

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