Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Paralisação dos professores deixa alunos da rede estadual sem aula

Cerca de 300 professores participaram de ato em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, para pedir melhorias para a categoria

Aproximadamente 300 professores estavam concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 9h15 | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Aproximadamente 300 professores estavam concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 9h15 (Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo)

Estudantes de escolas estaduais de ensino do Paraná ficaram sem aulas nesta quinta-feira (26) por causa do dia de paralisação dos professores. De acordo com a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, as atividades serão retomadas normalmente nesta sexta-feira (27).

Aproximadamente 300 professores estavam concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 9h15, para um ato pedindo melhorias para a categoria. A manifestação reuniu outros servidores estaduais, além de professores, e terminou às 13h. De acordo com Marlei, o protesto também foi feito em Maringá, Londrina, Cascavel, Apucarana, Toledo e Foz do Iguaçu.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que não tinha balanço de quantos alunos ficaram sem aulas nesta quinta-feira.

Por volta das 9h30, os professores se reuniram com o Secretário da Administração, Luiz Eduardo Sebastiani, para discutir sobre o salário piso, pagamento de atrasados e atendimento de saúde. O grupo irá se reunir novamente no dia 15 de maio para que o governo apresente as propostas para a categoria.

Às 11h, os servidores participaram de uma reunião com a Superintendente da Educação, Meroujy Cavet. Também foi marcado um encontro com o Secretário da Educação, Flávio Arns, para o dia 2 de maio, às 14h.

Reivindicações

"Uma das principais reivindicações é para que o piso nacional seja pago integralmente do Paraná", afirmou Marlei. Os professores almejam também que um terço do tempo de trabalho possa ser utilizado na preparação e pesquisa para a elaboração das aulas. Para os demais funcionários das escolas, o pedido é de reajuste salarial de 14,13%. Outro pedido é para que haja melhorias no atendimento de saúde de todos os profissionais.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nota oficial por meio do site da instituição afirmando que as negociações com a categoria resultaram "em aumento dado a todos os servidores em maio de 2011, de 6,5%, mais um aumento de 5,91%, totalizando um acréscimo de 12,79% aos vencimentos dos salários dos professores no ano passado. Outro avanço na valorização dos profissionais da educação foi o chamamento e a contratação até o momento, nesta gestão, de 19.573 profissionais concursados. Somente no início deste ano, foram nomeados, 11.563 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino". (Leia a nota da Seed na íntegra).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.