• Carregando...

O município de Pinhão, na região Central do Paraná, vai sediar a partir desta terça-feira (28) a etapa regional Sul da 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei). Cerca de 140 representantes dos povos indígenas do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e 60 delegados de secretarias estaduais e municipais de educação, universidades e organizações indigenistas, entre outras, devem participar dos debates. O evento vai até sexta-feira (1.º).

O objetivo da conferência regional é elaborar resoluções para debate na edição nacional, prevista para setembro, em Brasília. Os temas tratados devem ser: educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos; práticas pedagógicas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; e diretrizes para a educação escolar.

Já foram realizadas conferências no Amazonas, Bahia, Ceará e Mato Grosso. Até agosto, serão mais 12, de um total de 18. A conferência nacional é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundação Nacional do Índio (Funai) e secretarias de educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]