Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livros

Pela primeira vez, MEC vai comprar livros didáticos de inglês e de espanhol

Material será destinado aos alunos do ensino fundamental público. Obras chegam às classes a partir de 2011

Pela primeira vez o Ministério da Educação (MEC) vai comprar livros didáticos de inglês e de espanhol para os estudantes. As obras devem chegar às mãos dos alunos do ensino fundamental público do 6º ao 9º ano (de 5ª a 8ª série) em 2011. A aquisição será feita em 2010.

"Já distribuímos, anteriormente, livros de suporte para que os professores do ensino médio melhorassem o processo de aprendizagem em sala de aula, mas agora distribuiremos para todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e deveremos ampliar o atendimento para o ensino médio em 2012", afirma Sônia Schwartz, coordenadora geral dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A pré-inscrição das coleções e o cadastramento dos titulares de direito autoral junto ao FNDE, autarquia do MEC responsável pela compra das obras, vai de 12 de janeiro a 27 de março de 2009.

Cada obra de língua estrangeira será acompanhada de um CD: "Ele é essencial para ensinar a pronúncia do inglês ou do espanhol", afirma Sônia. Segundo ela, diversamente dos outros componentes curriculares, em que os livros devem ser utilizados por três anos consecutivos, os exemplares de língua estrangeira serão consumíveis: "O aluno vai poder escrever nele, já que será para seu uso exclusivo."

O edital da aquisição já está disponível no site do FNDE. O prazo para a entrega das coleções, que abrangem livros de ciências, história, geografia, português e matemática, vai de 13 a 17 de abril de 2009. Depois disso, as obras terão sua qualidade avaliadas. Em 2010, acontece a fase da escolha, em que diretores e professores selecionam os livros mais adaptados ao currículo da escola.

Aualmente, os programas do livro didático atingem 31 milhões de estudantes do ensino fundamental e 7 milhões do ensino médio. Em 2008, o FNDE adquiriu 103 milhões de exemplares para distribuí-los a alunos da rede pública de todo o país, com investimento de R$ 719 milhões para a compra dos livros, sem contar o valor pago aos Correios para sua distribuição. A entrega dos exemplares nas escolas começou em outubro e deve terminar até o fim de janeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.