• Carregando...
Dois Lajeados (RS) é a cidade do Brasil com o melhor ensino médio público.
Dois Lajeados (RS) é a cidade do Brasil com o melhor ensino médio público.| Foto: Reprodução / Facebook

Como definir onde está o melhor ensino médio público do país? O primeiro passo é consultar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na lista das notas do Ideb por município, salta o nome de Dois Lajeados, cidade gaúcha que alcançou 5,7 em 2017, quase alcançando a nota média das escolas particulares no Brasil, 5,8.

Logo abaixo, empatados com nota 5,6, estão São José do Inhacorá (RS) e Santa Salete (SP). Receberam nota 5,5 em 2017 as cidades de Florestal (MG) e Córrego do Ouro (GO). Outros nove municípios, de sete diferentes estados, alcançaram 5,4 – incluindo Cocal dos Alves, no Piauí, que registrou as maiores notas de Português e Matemática entre todas as cidades do Brasil (mas teve alto índice de evasão e, por isso, tem Ideb menor).

Mas qual é o segredo de Dois Lajeados?

Gestão mais simples

Em primeiro lugar, as cidades mais bem colocadas no ranking do Ideb são pequenas. Dois Lajeados tem apenas 3.400 habitantes e uma escola de ensino médio, com 67 alunos e 13 docentes. São José do Inhacorá tem 2.073 moradores e 36 alunos de ensino médio, que frequentam uma única escola. E Santa Salete conta com 57 matrículas e uma escola, para uma população de 1.447 pessoas. Entre as cidades de nota 5,4 no ensino médio público, apenas Florestal (MG), Quixabá (PE) e Maripá (PR) têm duas escolas – as demais têm apenas uma.

É fácil explicar o desempenho individual mais alto das cidades menores. “Muitos dos bons casos estão em cidades pequenas porque é mais difícil administrar uma rede maior, com grandes diferenças de desempenho entre as escolas”, afirma Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV/EBAPE.

A especialista faz um adendo: em geral, os municípios não mantêm redes de ensino médio, que são instaladas e geridas pelos estados. “Mas faz sentido comparar o desempenho das cidades, porque os resultados do ensino médio refletem a qualidade de todo o processo educacional, incluindo o ensino fundamental I, que costuma ser oferecido pelas prefeituras, e o ensino fundamental II, que é compartilhado por cidades e estados”.

Fundada em 1987, Dois Lajeados tem renda per capita de R$ 13.570,20, o equivalente a 79% da média nacional, e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,757, que coloca o município na posição 420 entre todos os 5.570 municípios brasileiros.

Longe da meta

O Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (em outras palavras, o percentual de aprovação, obtido a partir do Censo Escolar) e as médias de desempenho nos exames de português e matemática aplicados pelo Inep, a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o país cresce a cada ano, com o objetivo de alcançar, em 2022, 6 pontos, o equivalente à média do sistema educacional dos países desenvolvidos. Em 2017, nenhum estado alcançou a meta estabelecida para aquele ano – a nota média do país ficou em 3,8, enquanto a meta era 4,7.

A combinação de rendimento e desempenho é o que explica porque Cocal dos Alves não está em primeiro lugar, apesar de ter alcançado as melhores notas do país. Seu indicador de rendimento, formado a partir do percentual de aprovação de cada ano do ensino médio, ficou em 0,84. Já Dois Lajeados alcançou a maior pontuação, 1, porque registrou 100% de aprovação em todos os anos. Ou seja: para efeito da nota do Ideb, o desempenho dos alunos é importante, mas registrar reprovação faz a nota final cair.

É possível que algumas cidades aprovem todos os alunos para ter um rendimento melhor? “Está correto colocar a taxa de reprovação no Ideb”, responde Cláudia Costin. “Se uma escola usar todo o processo de gestão da educação em simplesmente proibir a reprovação, o que vai acontecer é que, no ano seguinte, as notas das provas vão estar piores ainda. A reprovação não funciona para melhorar a aprendizagem, é necessário encontrar outras formas de atender aos alunos com dificuldades, com aulas de reforço, por exemplo”.

Cidade pequena

Confira um raio-x dos indicadores de Dois Lajeados

  • População: 3.400
  • PIB per capita: R$ 26.180,85
  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0,757
  • Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: 99,1%
  • Matrículas no ensino fundamental: 243
  • Matrículas no ensino médio: 67
  • Docentes no ensino fundamental: 21
  • Docentes no ensino médio: 13
  • Número de estabelecimentos de ensino fundamental: 2 escolas
  • Número de estabelecimentos de ensino médio: 1 escola

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]