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Ferramenta

Portal simplifica acesso a dados da Prova Brasil; saiba como usar

Plataforma facilita acesso aos dados da avaliação. Objetivo é que análise faça parte da rotina pedagógica das escolas, para auxiliar na elaboração de planos de aula e avaliações

| Reprodução/Inep

Os dados da Prova Brasil agora podem ser acessados de forma simples e rápida, em um portal na internet. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Devolutivas Pedagógicas reúne as informações já disponíveis sobre o rendimento e proficiência dos alunos, divididas por instituição, localidade, rede de ensino e com descrições detalhadas de cada uma das questões da prova.

O que é

A Prova Brasil é a principal avaliação de desempenho da Educação Básica pública. A prova testa os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 5.º e 9.º ano do Ensino Fundamental (antigas 4.ªe 8.ª série), em escolas públicas de zonas rurais e urbanas com um mínimo de 20 estudantes. A próxima edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do qual a Prova Brasil faz parte, será aplicada entre 3 e 13 de novembro de 2015. O prazo máximo para o Inep divulgar os resultados é agosto de 2016. A avaliação ocorre a cada dois anos.

A ferramenta

Acesse a base de dados no site http://devolutivas.inep.gov.br/ .

“O Inep divulgava os dados de uma forma muito numérica, devolvia para os gestores simplesmente uma nota. O que a gente fez foi tentar dar uma interpretação pedagógica”, explica Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Todos pela Educação (TPE). A ONG é uma das entidades parceiras do instituto governamental no desenvolvimento das Devolutivas.

Confira um passo-a-passo para usar o sistema

O objetivo é facilitar a leitura das estatísticas para professores e gestores de escolas e redes de ensino. “Nosso sonho com esta plataforma é que este conteúdo, esta informação seja trabalhada nas reuniões de formação [pedagógica de cada escola], pois você tem um conteúdo que é fundamental [para preparar as aulas]”, explica.

Para entrar na plataforma é preciso fazer um cadastro simples, informando nome, e-mail e CPF. É possível escolher pelo ano da prova (2011 ou 2013) e disciplina (matemática ou Língua Portuguesa).

Uma vez lá dentro, é possível escolher o nome da escola, município, estado ou digitar “Brasil” para acessar a média nacional. Também é possível comparar os dados com os de outra instituição ou localidade.

Caso a primeira opção seja uma instituição de ensino, é possível comparar com “escolas similares”. São outros colégios da mesma microrregião e com o mesmo nível socioeconômico. A classificação é feita pelo próprio Inep, de forma a permitir “uma comparação mais justa”, explica Ricardo Falzetta, do TPE.

Quando a alternativa é um estado, município ou o território nacional, é possível filtrar as escolas por rede (municipal, estadual ou federal) e localização (urbana ou rural).

Terminologia

Proficiência: é como o “nível” de conhecimento acumulado naquela disciplina. Na Prova Brasil, é um número entre 0 e 500. Uma questão 250 está na metade do caminho. Se o o nível do aluno é 300, a probabilidade é que ele acerte todas as questões até este nível.

Gab (gabarito): alternativa correta do item (questão).

Difi (percentual de acerto): quantia de alunos daquela turma que acertaram a resposta, em um nível de 0 a 1. Se o Difi é 0,50 significa que 50% dos alunos acertaram.

Abai (grupo inferior de desempenho): média de acerto naquela questão dos alunos que tiveram a pior nota na prova. Leva em conta os 27% com nota mais baixa.

Acim (grupo superior de desempenho): média de acerto dos alunos que tiveram a melhor nota na prova. Leva em conta os 27% com nota mais alta.

Discr (discriminação): diferente entre a média dos alunos com melhor e com pior desempenho.

Proporções de resposta: quantos alunos optaram por aquele item. Se a proporção da letra “a” for 0,32, significa que 32% assinalaram “a”.

Coeficientes bisseriais: número entre -1 e 1 que aponta o desempenho dos alunos que assinalaram aquela alternativa. Quanto mais perto de -1, mais alunos com mau desempenho assinalaram a questão. Quanto mais perto de 1, maior a quantia de alunos com bom desempenho.

TRI (Teoria de Resposta ao Item): teoria estatística que demonstra que a dificuldade do item (questão) não depende do aluno. Ajuda a ver a diferença no desempenho da turma nos itens mais fáceis e nos mais difíceis.

Resultado

O principal gráfico do site é a “distribuição dos alunos por nível de proficiência”. Funciona assim: cada questão (item) da prova têm um nível de “dificuldade”, de habilidades exigidas para encontrar a resposta certa. No caso da Prova Brasil, esta “dificuldade” (a proficiência) varia entre 0 e 500. Se um aluno tem proficiência 250, é provável que ele acerte todos os itens que estão abaixo deste valor.

Além disso, é possível escolher um nível (de um a oito) e ter acesso a todas os itens da prova que tinham aquele nível de dificuldade. Cada questão recebeu um comentário pedagógico. Ao clicar na questão, é possível ver estatísticas específicas: como os alunos daquela escola ou região responderam àquele item.

Para entender os dados das tabelas e gráficos disponíveis para cada questão, o aconselhável é assistir aos vídeos que explicam cada estatística. Os tutoriais aparecem ao clicar no ponto de interrogação ao lado das tabelas e gráficos.

Nos coeficientes estatísticos clássicos é possível ver quantos alunos acertaram, e quantos “chutaram” cada uma das cinco alternativas. Além disso, é possível ver a média de dois grupos: dos alunos com piores e melhores notas.

Nos gráficos de Teoria de Resposta ao Item (TRI) é possível conhecer a probabilidade de acerto do aluno conforme sua proficiência. Em uma questão mais fácil, por exemplo, a chance de acerto é alta desde o começo da curva; um item difícil só terá probabilidade de acerto alta lá para a frente, entre os alunos de melhor proficiência.

Além disso, um segundo gráfico de TRI mostra quantos alunos proporcionalmente escolheram cada alternativa, e como isso muda conforme a proficiência avança. Em uma questão cuja resposta certa seja “a”, por exemplo, pode ter maior número de respostas “c” entre os alunos de menor desempenho. É possível ainda averiguar o desempenho da turma analisando se a curva da resposta certa demora mais ou menos para prevalecer, em relação às demais.

É preciso ter login e senha para entrar no Devolutivas Pedagógicas. Em caso de primeiro acesso, clique em “quero me cadastrar” | Reprodução/Inep

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É preciso ter login e senha para entrar no Devolutivas Pedagógicas. Em caso de primeiro acesso, clique em “quero me cadastrar”

O cadastro é simples, basta inserir nome, email, CPF e uma senha fácil de lembrar | Reprodução/Inep

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O cadastro é simples, basta inserir nome, email, CPF e uma senha fácil de lembrar

Página inicial. Clique em “Navegue conosco” que o site vai te indicar o passo a passo. Em “Conheça o Devolutivas” acesse os vídeos de orientação. Também é possível selecionar o ano da Prova (lado direito) e digitar estado, município ou escola. | Reprodução/Inep

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Página inicial. Clique em “Navegue conosco” que o site vai te indicar o passo a passo. Em “Conheça o Devolutivas” acesse os vídeos de orientação. Também é possível selecionar o ano da Prova (lado direito) e digitar estado, município ou escola.

Em “Conheça o Devolutivas” é possível assistir aos vídeos de apresentação. | Reprodução/Inep

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Em “Conheça o Devolutivas” é possível assistir aos vídeos de apresentação.

Ao selecionar cidade ou estado, o portal dá a opção de escolher a rede (municipal, estadual ou federal), a série (5.º ou 9.º ano), a localização (urbana e rural) e a disciplina (Língua Portuguesa e Matemática) | Reprodução/Inep

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Ao selecionar cidade ou estado, o portal dá a opção de escolher a rede (municipal, estadual ou federal), a série (5.º ou 9.º ano), a localização (urbana e rural) e a disciplina (Língua Portuguesa e Matemática)

O gráfico padrão indica qual a porcentagem de alunos daquela escola ou localidade em cada um dos níveis de proficiência | Reprodução/Inep

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O gráfico padrão indica qual a porcentagem de alunos daquela escola ou localidade em cada um dos níveis de proficiência

No botão “comparar” é possível selecionar uma segunda localização ou escola. Na imagem, a comparação entre os resultados de Curitiba e do Paraná. | Reprodução/Inep

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No botão “comparar” é possível selecionar uma segunda localização ou escola. Na imagem, a comparação entre os resultados de Curitiba e do Paraná.

Clique em “itens comentados” para ver todas os itens (questões da prova) daquele nível. Na imagem, questões da prova com proficiência 250. | Reprodução/Inep

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Clique em “itens comentados” para ver todas os itens (questões da prova) daquele nível. Na imagem, questões da prova com proficiência 250.

Tabela demonstra a estatística clássico do item. Para entender os dados, clique no ponto de interrogação ao lado e assista aos vídeos explicativos, com duração de cinco minutos cada. | Reprodução/Inep

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Tabela demonstra a estatística clássico do item. Para entender os dados, clique no ponto de interrogação ao lado e assista aos vídeos explicativos, com duração de cinco minutos cada.

Gráficos demonstram as estatísticas da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para entender os dados, clique no ponto de interrogação ao lado e assista aos vídeos explicativos, com duração entre três e dez minutos. | Reprodução/Inep

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Gráficos demonstram as estatísticas da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para entender os dados, clique no ponto de interrogação ao lado e assista aos vídeos explicativos, com duração entre três e dez minutos.

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