• Carregando...
Vídeo postado nas redes sociais mostra hostilidade de alunos contra professor de direita | Frame /YouTube
Vídeo postado nas redes sociais mostra hostilidade de alunos contra professor de direita| Foto: Frame /YouTube

Era para ser apenas mais uma atividade acadêmica, mas a exibição do filme “Bonifácio: O Fundador do Brasil” (veja trailer), de Mauro Ventura, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tornou-se um verdadeiro campo de batalha. 

VÍDEOS: Veja vídeos da confusão na UFPE

Leia também: Diretor quer levar filme sobre Olavo de Carvalho a “antros esquerdistas” de universidades

De um lado, estudantes de direita – muitos com camisetas a favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – e o professor de Filosofia Rodrigo Jungmann, responsável pela exibição do filme que analisa a personalidade de José Bonifácio a partir de tese filosófica de Olavo de Carvalho. De outro, estudantes de esquerda, com camisetas e adesivos de “Lula livre” e de Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT, com canções de apoio aos petistas: “Eu tô com eles, eu tô com ela, contra fascista é Haddad e Manuela”.

Um pouco antes de começar a atividade, marcada para as 15 horas de segunda-feira (9), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, os estudantes de esquerda, em maior número, se reuniram em frente ao local e começaram a chamar o professor de “fascista”, “nazista” e “racista”. O professor, então, começou a gravar pelo celular a movimentação e os xingamentos, o que provocou ainda mais a fúria dos alunos de esquerda, que fizeram mais ameaças e se aproximaram dele. Para se proteger, o professor teve de entrar no Centro de Filosofia.

Ao perceber o tumulto, a UFPE chamou a segurança, que permaneceu no local até o fim do evento, perto das 18 horas. Procurada, a assessoria de imprensa informou que a reitoria da universidade defendeu a atividade acadêmica e disse “não ver motivo para que não fosse realizada”.

Leia também: Chamar alguém de ‘fascista’ publicamente pode render condenação na Justiça

Reincidentes

Esta não é a primeira vez que estudantes de tendência à esquerda tentam impedir a livre manifestação de quem pensa diferente. No ano passado, no dia 27 de outubro, estudantes invadiram o Centro de Filosofia da UFPE para tentar impedir a exibição do documentário “O Jardim das Aflições”, inspirado na obra homônima de Olavo de Carvalho e dirigido pelo cineasta Josias Teófilo. A intolerância começou dias antes, quando os alunos e militantes de esquerda, ligados, principalmente, ao Partido da Causa Operária (PCO) e ao Partido Comunista  do Brasil (PCdoB), destruíram mais de 200 cartazes de divulgação do evento. A situação acabou em pancadaria.

* No vídeo abaixo, o professor Rodrigo Jungmann é filmado registrando a confusão:

* Estudantes cantando canções a favor de Haddad:

* Vídeo feito da perspectiva do professor e postados nas mídias sociais:

* Trailer do filme “Bonifácio”, contra o qual os alunos protestavam:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]