Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino Superior

Quantidade de doutores em cursos terá menos valor em avaliação do MEC

Peso dado ao total de doutores no corpo docente passa de 20% para 15%. Valor aumenta para mestres e professores com dedicação exclusiva

A partir deste ano, os cursos do ensino superior serão avaliados a partir de um novo cálculo. O Ministério da Educação (MEC) reduziu o peso da nota – de 20% para 15% – dada à quantidade de professores com doutorado no corpo docente dos cursos e aumentou em 5% o peso da nota dada ao total de professores com mestrado e dedicação integral.

Os quesitos fazem parte da avaliação que define o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia entre 1 e 5 e é usado na fiscalização dos cursos superiores.

As principais interessadas nessa redução são as instituições privadas, que alegam ser difícil encontrar no mercado profissionais com doutorado e têm uma quantidade menor de docentes com o título do que as universidades públicas.

Outra alteração no CPC é a substituição da nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos alunos ingressantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa nota também contará para o cálculo final da nota de cada instituição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.