• Carregando...
Revistas com Qualis “inflado” continuam superavaliadas em lista preliminar da Capes
| Foto:

Em maio desse ano, levantamento apontou que 17 revistas acadêmicas de Administração foram "superavaliadas" pelo comitê responsável por fazer a análise da qualidade desses periódicos dentro da Capes. Essa “ajuda” acabou por injetar 60,3 mil pontos em um grupo de revistas, aumentando, por tabela – e de forma questionável –, notas de cursos de mestrado e doutorado de um número contado de instituições de ensino superior.

Agora, um dia depois da Capes anunciar mudanças no “Qualis Periódicos”, o sistema que avalia os periódicos acadêmicos no Brasil – e, de forma indireta, a produção científica de professores dos cursos de mestrado e doutorado –, está sendo distribuída para os coordenadores de área das diversas disciplinas uma lista preliminar das notas obtidas por todas as revistas acadêmicas do país. Nessa relação, 14 das 17 revistas acadêmicas de Administração que haviam sido alçadas pelo comitê da área por critérios subjetivos continuaram superavaliadas (veja a lista completa aqui).

A nova lista é o que a Diretoria de Avaliação Capes está chamando de “Qualis Referência”, um elenco das revistas com suas respectivas notas, formada pela combinação do número de citações obtido pelos periódicos em bases internacionais (quanto mais citada, melhor a nota) e de um “modelo matemático” específico para esse trabalho. Esse elenco deve servir de base para a avaliação de revistas feitas nos comitês das áreas.

Procurada, com os nomes específicos das revistas, a Capes informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que essa lista é preliminar e que pode ser alterada. A Capes, porém, não quis comentar como essas revistas, apesar do levantamento realizado, continuaram sendo bem classificadas.

A boa posição dessas revistas no "Qualis Referência" chama a atenção também porque elas não estão bem classificadas nas bases internacionais que a Capes diz ter seguido para os cálculos: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5).

ESPECIAL: Brasil produz milhares de pesquisas científicas, mas com baixo impacto mundial

Outras mudanças no sistema Qualis

A partir de agora, o sistema Qualis será unificado, ou seja, uma revista pode ser qualificada apenas uma vez. Antes, um periódico poderia ter diferentes qualificações, de acordo com a quantidade de áreas em que era mencionado.

As categorias em que as revistas são classificadas também vão mudar. Até agora, o Qualis utilizava uma série de critérios para classificar as revistas em 8 categorias ou estratos: A1 (100 pontos), A2 (80 pontos), B1 (60 pontos), B2 (50 pontos), B3 (30 pontos), B4 (20 pontos), B5 (10 pontos) e C. A partir de agora, as revistas serão classificadas em 9 categorias: de A1 a A4, de B1 a B4 e C (a Capes não informou os pontos específicos para cada um deles).

Dessa forma, caso a lista preliminar seja a definitiva, as 14 revistas de Administração supervalorizadas (estavam no estrato B1 e foram consideradas como A2), na verdade, estarão em um patamar também melhor valorizado: ao invés de estarem no segundo nível de 8 estratos passarão a estar no segundo nível de 9 estratos.

Como a lista é ainda preliminar, a Gazeta do Povo optou por não divulgar os nomes das revistas acadêmicas "supervalorizadas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]