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Transporte rural: para a APP-Sindicato, menos escolas significa deslocamentos  e evasão maiores. | ALBARI ROSA/Gazeta do Povo
Transporte rural: para a APP-Sindicato, menos escolas significa deslocamentos e evasão maiores.| Foto: ALBARI ROSA/Gazeta do Povo

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) admitiu na quinta-feira (22) que estuda fechar 71 escolas em todo o Paraná. “Houve um pânico desnecessário. É metade do que o sindicato disse”, diz a superintendente da Secretaria, Fabiana Campos, referindo-se à informação de que 150 escolas estão ameaçadas de fechamento, divulgada pela APP-Sindicato, entidade que representa os professores da rede pública estadual. Segundo a superintendente, das escolas sob risco de fechamento, 31 são rurais, 19 são Centros de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebjas) e outras 21 ocupam imóveis alugados. A Seed não divulgou lista das 71 escolas.

Menos matrículas e maior oferta de cursos a distância justificam fechamentos, diz Seed

O aumento da oferta de educação a distância para jovens e adultos e a redução do número de matrículas na rede estadual são os argumentos usados pela Secretaria Estadual da Educação (Seed) para redefinir a aplicação de recursos na área. Segundo a superintendente da secretaria, Fabiana Campos, a greve dos professores deste ano afastou 30% dos alunos do Centros de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja), cerca de 50 mil estudantes. “Além disso, hoje há grande oferta de vagas. Sesi e Senai oferecem cursos a distância”, afirma.

A APP- Sindicato, porém, defende que o governo deveria incentivar a volta à escola, em vez de fechá-las. “A lei prevê que o Estado faça chamadas públicas e campanhas para convencer as pessoas a retomar os estudos. O Estado tem que olhar para a escola como meio para atender às necessidades das pessoas, não apenas procurando onde cortar para economizar”, afirma Walkiria Mazeto, secretária educacional da instituição.

Felipe Bandoni, autor do Blog da EJA [Educação de Jovens e Adultos] e professor em São Paulo, avalia que o setor não tem recebido a atenção devida. Segundo ele, há 3,8 milhões de matriculados na EJA, conforme o Censo Escolar 2013. “Para dar conta da população não alfabetizada, a oferta de cursos precisaria triplicar”,

A superintendente negou ainda que serão fechados os colégios estaduais Barão do Rio Branco, Dom Pedro II e Xavier da Silva, em Curitiba. Na quarta-feira, a Seed foi consultada sobre o fechamento dessas escolas, mas não descartou a possibilidade. Fabiana Campos confirmou, porém, o remanejamento na capital dos Ceebjas Paulo Freire e Poty Lazzarotto, que passarão a funcionar nos colégios estaduais Barão do Rio Branco e Tiradentes.

O corte de gastos é o principal argumento para justificar o fechamento de escolas e a transferência de Ceebjas. Segundo a Seed, são gastos anualmente R$ 2 milhões com o aluguel de prédios onde funcionam escolas. O remanejamento dos Ceebjas Paulo Freire e Poty Lazzarotto vai possibilitar uma economia de cerca de R$ 700 mil por ano – R$ 300 mil de aluguel em cada um deles, mais R$ 100 mil em despesas com telefone, água e energia, segundo a Seed.

Outro alvo preferencial da Secretaria da Educação são as escolas rurais. Do total de 540 do Paraná, 31 podem ser fechadas. Segundo a superintendente, as decisões serão tomadas considerando a demanda. Ela argumenta que nenhum aluno será prejudicado. “Temos turmas com seis alunos, em localidades em que a demanda vai diminuindo naturalmente”, afirma.

Críticas

A APP-Sindicato criticou o fechamento de escolas e avalia que a medida vai aumentar a evasão. “Os ataques do governo à educação hoje miram as escolas rurais e os Ceebjas”, diz Walkiria Mazeto, secretária educacional da APP. “Não pode ser olhado só o lado do corte de gastos. A gente tem que olhar também para o prejuízo pedagógico dos alunos e para os efeitos nas comunidades. O fim de escolas rurais vai gerar migração para as cidades. Se os filhos tiverem que ficar cinco horas por dia no transporte escolar para ir para a escola, é melhor mudar para a cidade.”

Walkiria considera grave o fechamento e transferência de Ceebjas. “Os alunos desses centros retomaram os estudos, por incentivo de familiares e amigos. Normalmente estudam perto do trabalho. Se forem obrigados a se deslocar, é provável que acabem desistindo”, afirma.

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