i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Escolas públicas e privadas

Se depender dos sindicatos, volta às aulas presenciais pode demorar mais de um ano no Brasil

  • Por Gabriel Rodrigo Sestrem
  • 29/09/2020 17:11
Volta às aulas: sindicatos são contra
Sindicatos de professores se mobilizam para que volta às aulas ocorra somente após vacina ou com medidas de segurança mais amplas| Foto: Gazeta do Povo / Arquivo

Se depender das exigências dos sindicatos que representam os professores brasileiros, o país pode permanecer sem aulas presenciais durante boa parte ou todo o ano de 2021. A maioria das entidades de classe só aceita a volta às aulas quando a comunidade escolar estiver imunizada por meio de uma vacina ou quando houver garantia de segurança para profissionais de educação e alunos. E, para evitar desigualdades, defende que as escolas particulares permaneçam fechadas – se for necessário, por via judicial – enquanto as públicas não voltarem a funcionar.

Essa posição vai na contramão do esforço mundial de retorno às atividades escolares. Estudos científicos que analisam a volta às aulas dividem opiniões, mas recomendam o retorno assim que for possível – o que não significa, necessariamente, a existência de uma vacina. Parte da comunidade médica também se manifestou a favor da retomada, como é o caso da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Na semana passada, a entidade lançou um documento com orientações para a volta às aulas e abordou os prejuízos de manter as aulas suspensas por mais tempo.

Por outro lado, apesar da reabertura bem-sucedida de escolas, como ocorreu em Manaus, há médicos que concordam com os sindicatos brasileiros e entendem que, ainda que grande parte dos estados apresente estabilidade ou queda no número de contágios, como os números de contaminações permanecem em um patamar elevado, reabrir as instituições de ensino poderia contribuir para elevar o número de contaminados com a Covid-19.

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), por exemplo, declarou que é contra a volta de qualquer atividade presencial em 2020, tanto em escolas particulares quanto públicas. Já o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) entende que o retorno nesse momento da pandemia colocaria em risco a vida dos profissionais da educação, dos estudantes e seus familiares. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) definiu que não retornará as atividades em 2020 e que, caso o governo do estado decida pela volta às aulas, a categoria entrará em greve. A situação se repete em entidades similares em todo o Brasil.

Além da imunização da comunidade escolar por vacina para a Covid-19, os sindicatos querem testagem permanente dos alunos e profissionais da educação; ampliação do número de salas de aula e de professores; mais recursos financeiros para melhor estruturar as escolas e análise da taxa de transmissão (indicador conhecido como RT) para abertura ou fechamento das instituições.

Se a melhor estruturação das escolas depende de recursos públicos que podem demorar – ou sequer chegar –, a disponibilização de uma vacina pode levar meses. Além disso, o processo de vacinação deve se estender, em uma perspectiva otimista, até o segundo semestre do ano que vem, conforme explica Renato Kfouri, pediatra infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“Há diversas vacinas em desenvolvimento, algumas já na fase três, etapa que irá demonstrar sua eficácia. Depois disso, passaremos à produção, com algumas vacinas sendo produzidas mais rapidamente (as sintéticas) e outras em ritmo mais lento. Só depois disso é que as vacinas, de fato, passarão a estar disponíveis”, afirma.

Quanto ao processo de vacinação, o pediatra infectologista explica que há grupos prioritários para receber as vacinas, como idosos, profissionais da saúde e grupos mais vulneráveis, sendo que as crianças e os adolescentes – principal faixa etária em idade escolar –, além dos adultos saudáveis, serão os últimos a serem vacinados. “Tudo isso depende de vários fatores, mas é possível que esses grupos não prioritários sequer sejam vacinados em 2021. Antes do segundo semestre do próximo ano é muito improvável”, observa.

Outro ponto em discussão é quanto à taxa de transmissão (RT) considerada segura para o retorno das atividades presenciais nas escolas. De forma simples, quando a taxa se encontra em 2, por exemplo, significa que cada pessoa infectada transmitirá o vírus para mais duas pessoas. Quando a RT é menor do que 1 em determinada região, pode-se dizer que naquele local a epidemia perdeu força e entrou em desaceleração. Por outro lado, quando se encontra acima de 1, a epidemia está em expansão.

O Brasil vinha oscilando desde agosto entre um pouco acima e um pouco abaixo de 1, segundo a Imperial College de Londres, que avalia semanalmente as taxas de transmissão em diferentes países. Na terceira semana de setembro, o país reduziu a RT a 0,9. No entanto, na semana seguinte o número voltou a 1.

Justificativas dos sindicatos para manter as escolas fechadas

As principais justificativas pelas quais os sindicatos de professores de diferentes estados são contrários ao retorno às aulas presenciais são: possível aumento das contaminações; falta de estrutura e recursos, especialmente por parte das escolas públicas; instituições de ensino particulares “colocando o lucro acima da saúde”; embates com o governo federal e aumento da desigualdade.

1) Aumento de contaminações e falta de estrutura

De acordo com Elson Simões de Paiva, diretor jurídico do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio) – entidade que ajuizou, no início de setembro, uma ação na Justiça do Trabalho responsável por proibir a volta às aulas nas escolas e faculdades particulares do Rio de Janeiro – "como a escola é um local de aglomeração, mesmo que os protocolos sejam seguidos, inevitavelmente haverá contato, o que poderia colocar mais vidas em risco".

“O isolamento social feito pelas escolas mantém dentro de casa 55 milhões de pessoas no nosso país – são dezenas de milhões de pessoas a menos nas ruas. A categoria dos professores é uma das mais responsáveis nesse momento, é a que mais está resistindo a isso”, declara Paiva. O diretor acredita que o país verá crescimento dos casos até que a vacina esteja disponível a menos que os governos decretem um novo lockdown extremamente restritivo.

A falta de estrutura e de recursos por parte das escolas públicas, que impediria essas instituições de terem acesso a álcool em gel e demais recursos para evitar o contágio, é outro fator que, na visão dos sindicatos, inviabiliza o retorno às aulas. A categoria entende que a definição dos protocolos de higiene e distanciamento não garante a segurança dos professores e alunos, uma vez que nem todas as instituições seriam capazes de providenciar os itens necessários para preservar a segurança da comunidade escolar.

2) "Interesses" de escolas particulares na volta às aulas

Na quarta-feira (30), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) promoverá uma live com o tema “O que sustenta e a quem interessa o discurso do retorno às aulas presenciais”. Para a mediadora do evento e coordenadora da secretaria de assuntos educacionais da entidade, Adércia Hostin, a resposta à pergunta-tema da live é: os empresários da educação.

Ela declara que, graças ao número significativo de alunos – sobretudo do ensino infantil – que cancelaram suas matrículas desde o início da pandemia, o movimento dessas instituições pela volta às aulas teria o objetivo de sustentar matrículas para o próximo ano. Adércia considera que a maior parte das escolas particulares não tem condições de manter protocolos rígidos de higiene e segurança para evitar novos contágios de Covid-19.

“Apesar de a educação não ser mercadoria, essas instituições vão buscar lucro. Temos alguns segmentos com maiores possibilidades de manter protocolos rígidos, que são as instituições que atendem a elite. Só eles dariam conta de garantir esses protocolos. É impossível que as intuições privadas sustentem a volta às aulas de forma segura”, avalia.

Além de não existir problema em buscar lucro (escolas particulares são empresas privadas), a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) já apresentou um protocolo de volta às aulas, baseado em experiências internacionais. Nenhum país afirma que esses procedimentos são infalíveis, mas que vale a pena tentar pela importância da aprendizagem de crianças e jovens.

3) Guerra ideológica-política

Outro fator que tem aumentado o “volume” das discussões quanto à retomada das atividades presenciais é o fator político: em uma live transmitida no dia 17 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro criticou a forma como os sindicatos de professores vêm se posicionando contra a volta às aulas, recorrendo à justiça para proibir o retorno. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que “para eles (sindicalistas), está muito bom o pessoal ficar em casa”.

Por outro lado, os sindicatos criticam a pressão para o retorno às atividades por parte do governo federal e tecem numerosas críticas ao presidente da República. “Os movimentos sindicais são radicalmente contra a toda essa forma de governar. Nesse sentido, o que temos como concepção é que somos professores e precisamos ser tratados com dignidade e, acima de tudo, levando em consideração a vida”, afirma Adércia.

Quando questionada pela reportagem da Gazeta do Povo sobre pais que não trabalham em home office e não têm onde deixar os filhos durante o período em que estão horário de trabalho, Adércia afirmou que esse é um problema gerado pelo governo, e a resposta caberia ao governo, não aos movimentos sindicais. “Com um controle de pandemia coeso teríamos um processo menor de quarentena. Poderíamos ter feito um isolamento com mais qualidade e o retorno seria melhor, teríamos outra realidade, sem tantas perdas”, ressalta.

Elson também acredita que a posição do governo federal estaria colocando as pessoas em risco. Segundo ele, “as escolas que que estão insistindo em abrir são alinhadas ideologicamente ao governo Bolsonaro”.

4) Desigualdade com a volta às aulas na rede privada

Outro ponto em comum entre os sindicatos de docentes é que as aulas da rede pública e privada não podem retornar em momentos separados. Ou seja, ainda que haja escolas capazes de oferecer condições mais amplas de higiene e segurança, elas não poderão reabrir até que todas possam retomar as atividades. O motivo alegado pelas entidades é que reabrir de forma separada provocaria aumento da desigualdade no país.

“Não aceitamos retorno das aulas presenciais nas escolas privadas antes ou depois da escola pública. Todos têm que voltar juntos, mesmo que gradativamente, porque do contrário o abismo social aumenta”, ressalta Elson, do SinproRio. A coordenadora do Contee concorda: “O retorno só do setor privado, que diz que pode voltar, com a rede pública assumindo que não pode, deixaria os alunos em diferentes condições. Vai abrir um leque ainda maior de desigualdade social no país. Como preparar os alunos da rede pública para o Enem?”, observa.

Ensino remoto também não é o ideal, afirmam sindicalistas

Enquanto parte significativa dos sindicatos de docentes acredita que o ensino remoto é o único caminho viável enquanto as aulas presenciais não retornam, há segmentos que são igualmente contrários às aulas on-line. A justificativa é que há locais mais pobres em que as crianças e adolescentes não possuem tecnologia (smartphones, computador e conexão de internet de qualidade satisfatória) para acessar as aulas.

O SinproRio é, por princípio, contra o ensino remoto, de acordo com o diretor jurídico da entidade. Elson explica que as perdas são grandes, já que as aulas presenciais nunca serão equiparadas às aulas on-line. Porém, apesar disso, o diretor afirma que esse é “o único caminho disponível para a preservação de vidas”.

“Mesmo o ensino remoto sendo uma ferramenta para garantir a educação de milhões de crianças e jovens, é preciso que as autoridades olhem para os alunos que estão excluídos do processo por não ter acesso às ferramentas”, conclui Adércia.

120 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 120 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Lúcio Domício

    ± 0 minutos

    Belo momento para se discutir o fim do modelo atual de ensino público. Hora de acabar com a figura do professor- funcionário público, e da implantação do sistema de vouchers. Chega desses Sindicatos de professores que só tem o que há de pior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

      ± 6 dias

      Em toda a Europa as aulas presenciais retornaram após três meses de quarentena, mas, no Brasil, os sindicatos de professores só olham para o próprio umbigo. Estão se lixando para os alunos e suas necessidades. Os professores são mais vulneráveis que os profissionais de saúde?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sergio Roberto de Andrade Leite

        ± 6 dias

        A maioria dos sindicatos no Brasil só serve para atrapalhar. São um atraso de vida para a Nação. Deletérios! Os sindicatos deveriam ser extintos e substituídos por organismos que realmente representassem os trabalhadores.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Meg Litton

          ± 9 dias

          Todos são iguais perante a Lei, mas os professores são "mais" iguais que os outros...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            WILSON MUGNAINI

            ± 9 dias

            Vejamos: o sindicalismo virou profissão. E das mais cômodas! Recebem sem ninguém que controle suas atividades. No caso em questão, que tal ouvir os pais? Se estivessem realmente interessados nos alunos e não olhando para o próprio umbigo, se fossem responsáveis, estariam fazendo um movimento para, em vez de contra pelo "contra", um referendo popular, ouvindo a opinião dos pais das crianças que, no final, são os grandes responsáveis pelos próprios filhos! E se eles não quiserem que seus filhos frequentem as escolas, que sejam professores em casa! Mas deixem de querer tomar decisões pelos outros!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              RENATO VOLPI JUNIOR

              ± 9 dias

              Privatizar o ensino é a solução. Quanto antes começar melhor.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jota

                ± 9 dias

                Lugar de criança é na escola.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rodrigo Gomes

                  ± 9 dias

                  Que vergonha...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcel Ferreira

                    ± 12 dias

                    Só cortar o salário, voltam rapidinhos e nem reclamariam !!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luis Stumpf

                      ± 12 dias

                      Sindicatos fazendo sindicalices. Sem aula, sem salário. A pandemia TERMINA já. Simples. Ficar desperdiçando o tempo de crianças jovens e adultos é covardia. Deviam ter vergonha na cara. Como já conversando inúmeras vezes antes, há protocolos, há medidas etc , mas aparentemente nada disso é no melhor interesse das criança. Uma vergonha este discuso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        rdi

                        ± 12 dias

                        2019: escola é um lixo doutrinador. 2020: pelo amor de deus liberem as escolas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Meg Litton

                          ± 9 dias

                          Bom, se não é para liberar a escola, que deixem de gastar o suado dinheirinho do contribuinte para pagar funcionários e manter prédios funcionando, não é mesmo???

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alexandre Silvestre Cabral

                        ± 12 dias

                        Sindicalistas sendo sindicalistas... Nada novo sob o sol.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Ernesto

                          ± 12 dias

                          Sindicato um mau idealizado pelo verme da Gestão Lula...Volta as aulas já...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcelo

                            ± 13 dias

                            Do jeito que está é que tem desigualdade: o aluno da periferia sem computador e o da zona rural sem internet estão empilhando apostilas de papel em casa sem aprender nada. Sindicatos querem usar o vírus pra estatizar todo sistema educacional . Eu avisei que isto aconteceria lá no início de tudo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Spartacus

                              ± 13 dias

                              Fechar todos os sindicatos e demitir seus vemolllllllllllll . empregados i comunistas que vrrtrdrllll detestam trabalhar

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Maria Fatima de Moura

                                ± 13 dias

                                Sindicatos são um bando de parasitas que só querem ganhar nas costas dos outros. Deveriam ser EXTINTOS por toda a eternidade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  F.Neto

                                  ± 13 dias

                                  Creio não ter ficado claro que o retorno das aulas presenciais, pelo menos nas escolas particulares, seria OPCIONAL de cada aluno. As aulas on-line continuariam a ser oferecidas. Como o retorno inicial de alunos presentes não ultrapassaria 30%, segundo as experiências desse tipo, não haveria aglomeração. E gradualmente os pais se sentiriam mais seguros. E a segunda questão é conversar com as crianças e adolescentes. Porque ninguém pergunta o que eles querem e o que estão passando?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Maria jose de Brito Lourenço

                                    ± 13 dias

                                    Acho que os sindicatos estão certo proteger as crianças e funcionários é o melhor remédio assim o governo que é positivo sabe o que faz.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • F

                                      Flavio Teixeira

                                      ± 12 dias

                                      Falou mais um professor “preocupado” com a saúde dos alunos. Cadauma...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Meg Litton

                                    ± 13 dias

                                    Poderiam montar o SINDICATO DOS ALUNOS BRASILEIROS para mandar esta corja de vaga/////bundos denominados "professores" passear...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Decio mango

                                      ± 13 dias

                                      Se depender de sindicatos ninguem mais trabalha....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JoJr

                                        ± 13 dias

                                        As escolas são perigosas, mas a s praias em feriados não, né? Palhaçada!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • H

                                          H. Romeu Pinto

                                          ± 13 dias

                                          Acreditar que esses ajuntamentos de **********, digo, sindicatos estão preocupados com os alunos, que ao fim e ao cabo são os mais prejudicados, é de uma ingenuidade atroz! A única preocupação é a velha cantilena do mais recursos, bibibi, popopó... O mesmo vale a maioria dos profissionais, que, como não têm o salário reduzido ou são demitidos, omitem-se, pouco preocupando-se com o atraso pedagógico no nosso já nauseabundo ensino. A melhoria do setor edicacional bananeiro passa, necessária e urgentemente, pela desesqierdização do setor. Tarefa hercúlea, mas extremamente necessária. Quanto aos sindicatos, seus bate-paus que saiam às ruas e perguntem ao afegão médio (sua) opinião!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            F.H.O

                                            ± 13 dias

                                            Não sei se são todas as escolas que oferecem aulas on-ine. Na escola do meu filho oferecem e acredito que os professores estão fazendo um bom trabalho. Não vejo razões nesse cenário para correr pras aulas presenciais. Ainda mais agora no final do ano letivo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • F

                                              F.Neto

                                              ± 13 dias

                                              Sei que a decisão é difícil, mas já experimentou perguntar ao se filho o que ele prefere? Escola não são só aulas e um ano de infância não se recupera nunca mais.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              F.H.O

                                              ± 13 dias

                                              Por isso eu disse "nesse cenario". Tenho certeza que não são poucos nesse mesmo cenário.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Meg Litton

                                              ± 13 dias

                                              Acorda, Alice!!! Faz de conta que todo mundo neste PAÍS DAS MARAVILHAS tem acesso à tal Internet para acompanhar aulas on-line... Avestruz!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            Intruso

                                            ± 13 dias

                                            O GOVERNO TEM Q EXTINGUIR AS UNIVERSIDADES E INVESTIR TUDO O DINHEIRO EM ESCOLAS E OFICINAS DE APRENDIZAGEM DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA ESPECIALMENTE NOS MUNICÍPIOS DISTANTES DOS GRANDES CENTROS E COM ISSO GERAR RENDA AO TRABALHADOR.. TEMOS EXCESSO DE TEÓRICOS E GENTE GANHANDO MUITO SEM PRODUZIR NADA..

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcelo Buss Balk

                                              ± 13 dias

                                              Esses sindicatos são mais sujos que ratazanas de esgoto.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                SUELI MACHADO

                                                ± 13 dias

                                                Se eu for resumir em uma só palavra, não será publicada. Então completem as letras que faltam: V_G_B_ND_S

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Afonso Celso Frega Beraldi

                                                  ± 13 dias

                                                  Covardes, vagais e anti Brasil

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    José Roberto

                                                    ± 13 dias

                                                    Simples. Sem aula, sem salário! Quero ver quanto tempo dura essa palhaçada. Brasil ja é o país que está a mais tempo sem aulas no planeta. Como vai alfabetizar uma criança com essa falácia de ensino a distância?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CARLOS FELIX

                                                      ± 13 dias

                                                      Sindicatos ganharam da conexão vermelha, o respirador de maior peso na história, o virus chinês. Estavam na UTI, entubados. Agora, respiram com a ajuda do virus chinês e do vírus da vagabundagem que sempre respiraram por aqui.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Marcos Ctba

                                                        ± 13 dias

                                                        Mundo dos sonhos do Sindicalista Ganhar sem trabalhar. Acho que não é sonho é pesadelo . Enquanto muitos estão se preparando para voltar essa raça não passa nem na frente do trabalho, nem para limpar a mesa, quanto mais de preparar para o retorno com segurança social. Vide medico peritos que não foram trabalhar por que não tinha um acrilico na frente da mesa.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Ana

                                                          ± 13 dias

                                                          Chega a ser hilária a manifestação maciça pelo retorno das aulas por pessoas que se dizem preocupadas com a “educação” dos filhos em detrimento da VIDA das outras pessoas... pensamento egoísta que reflete a falta de empatia do povo! Transformam tudo em guerra política e ignoram o conhecimento científico... aí me pergunto? Se a ciência está errada, querem seus filhos na escola para que?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • R

                                                            rdi

                                                            ± 12 dias

                                                            Devem ter saudade de ver os filhos doutrinados.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            F.Neto

                                                            ± 13 dias

                                                            As aulas presenciais seriam optativas. As aulas on-line contunuariam a ser oferecidas. Não queira tirar o direito do outro.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Ana

                                                          ± 13 dias

                                                          Aparentemente há manipulacao nos comentários e “likes”, pois há questão de um mês ou dois a maioria esmagadora era contra o retorno... decepcionada!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • M

                                                            Meg Litton

                                                            ± 13 dias

                                                            É sério???? Quer passar o resto da vida em casa? Fala por você! Tem muitas pessoas que necessitam das escolas e creches!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          ANDRE.

                                                          ± 13 dias

                                                          Não a volta as aulas! Sim ao ensino home school! Afasta dos meus filhos essas ideias e ideais! Será o fim da Classe e do sindicato!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Maycon Polidorio

                                                            ± 13 dias

                                                            Mais um motivo para voltar as aulas, pois não tem motivo de ficar sem aula. Está quase tudo funcionando normal, Manaus iniciou sem aumento significativo de contato, os sindicatos são contra (guando são a favor de algo bom) e casos estão caindo no Brasil. O mais hilário não querem e não deixam os outros os Sindicatos tem de parar de ter tanto controle acorda Ratinho Junior. Há meus filhos estudam no Público e sou 100% a favor das volta as aulas para todos. Deveria ter voltado no começo de setembro.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • H

                                                              Humberto B

                                                              ± 13 dias

                                                              Se não ficar claro para os professores que tais sindicatos estão destruindo sua profissão e seu ganha pão. O EAD está evoluindo numa velocidade recorde. Quando combinar com a Inteligência artificial, para detectar e auxiliar cada aluno individualmente, com recursos de 3D e salas virtuais. As grandes cidades estão com o trânsito horrível e insegurança geral. O que vocês acham que acontecerá nesse quadro? A Educação básica irá melhorar como nunca dando a alunos remotos onde quer que estejam a melhor qualidade de ensino. Será uma pena da perda de convívio pessoal. E será um caminho sem volta.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • M

                                                                Marcelo

                                                                ± 13 dias

                                                                Posso te dizer que o Sindicato do Metalúrgicos fez quase a mesma coisa com os metalúrgicos (eu sou um) e agora fica comemorando quando negocia PDV nas empresas....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • I

                                                              Injustus

                                                              ± 13 dias

                                                              Um bando de ********! O governo tem que tomar alguma providência urgente. Esses desocupados não podem continuar massacrando nossas crianças.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Rubens maluf

                                                                ± 13 dias

                                                                Bando de ********* Não conseguiram passar em concurso público procuraram uma vaguinha na mamata dos sindicatos

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  MARCELO DE PAOLA

                                                                  ± 13 dias

                                                                  Como se os sindicalistas estivessem muito preocupados com a educação. Querem mais é fazer política, a pior possível infelizmente.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • M

                                                                    Marcelo

                                                                    ± 13 dias

                                                                    Nas empresas que trabalhei, nas assembléias para "discussão de alguma pauta" sempre eram apresentados "cumpanheros" que seriam candidatos...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                                                  ± 13 dias

                                                                  Acho absurdo o não retorno ...que país é este ? Centenas de milhares de alunos prejudicados e nada é feito para suspender este levante inconsequente de professores ... VERGONHA TOTAL !!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • P

                                                                    Paula A S

                                                                    ± 9 dias

                                                                    PARASITAS!!! Uma corja, SAFADOS, não querem trabalhar!!!! Tem q demitir quem não quiser voltar, simples assim!!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    rdi

                                                                    ± 12 dias

                                                                    Nada foi feito mesmo. Nem máscara o militar aprendeu a usar,

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  F.H.O

                                                                  ± 13 dias

                                                                  Imoralidade é colocar em risco a saúde não somente de crianças mas de famílias inteiras que terão contato com essas crianças. Qual o sentido de voltar há pouco mais de 2 meses letivos que ainda faltam para finalizar o ano. Não se trata de salário ou não querer trabalhar. Que volte quando tiver segurança.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • F

                                                                    F.Neto

                                                                    ± 13 dias

                                                                    Pergunte ás crianças se e porque querem retornar já. Um ano perdido de infância não se recupera nunca mais.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marcelo

                                                                    ± 13 dias

                                                                    F.H.O: Largue mão... vc tá considerando que todo esse tempo parado foi "letivo"??? Esqueça rapaz... vão ter que estudar no Natal e no Ano Novo sim pra acordar pra vida e parar de dar bola pra sindicato...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • E

                                                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                                                    ± 13 dias

                                                                    Imoral é esta decisão amalucada de só retornar após vacina ..pergunta se quando ? Que tipo de vacina ? A segurança não se limita a apenas dose vacinal ..medidas protetivas devem ser tomadas assegurando RETORNO seguro ..

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • P

                                                                  Prigxs

                                                                  ± 13 dias

                                                                  Sou professora e morro de vergonha desse tal sindicato, bando de **********!!! Graças a Deus fui no primeiro dia que foi possível tirar minha contribuição sindical (extorsão). Precisam ver as ameaças que mandaram às escolas, dizendo que quem não contribuisse entraria na dívida ativa (mas ah, venham me cobrar pra ver o processo que eu vou botar neles!!!).

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    Dmcc

                                                                    ± 13 dias

                                                                    Professores da escola pública estão ganhando seus salários acima da média do mercado sem trabalhar... vão querer voltar? O Sindicatos farão de tudo para manter essa imoralidade?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      ABFeitoza

                                                                      ± 13 dias

                                                                      Não querer trabalhar é uma opção. Impedir outro de trabalhar e continuar recebendo salario é parasitismo predatório. Nenhuma novidade.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Mário Steffens

                                                                        ± 13 dias

                                                                        Gostaria muito que aqueles que estão descendo a lenha nos professores e nos sindicatos fizessem a experiência de permanecer confinados por 4 horas com 30 a 40 estudantes... Só quem não tem noção de escola fala e defende o que vocês propõe. Volta às aulas, de forma segura para todos, só com vacina!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        3 Respostas
                                                                        • F

                                                                          Flavio Teixeira

                                                                          ± 12 dias

                                                                          Experimentem a iniciativa privada. Lá é mais tranquilo e seguro...

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          F.Neto

                                                                          ± 13 dias

                                                                          As aulas presenciais seriam OPCIONAIS. E qual o motivo de impedir o retorno de escolas PARTICULARES quando até os bares estão abertos?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • A

                                                                          Ana

                                                                          ± 13 dias

                                                                          Falam dos sindicatos dos professores e ignoram por completo a ciência, além de só pensar no dinheiro... espero q não sejam proprietários de escolas particulares, pois me arrepia pensar que muitas crianças estarão nas mãos dessas pessoas!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        F.H.O

                                                                        ± 13 dias

                                                                        Acredito q esse ano já era. Não faz sentido correr qualquer risco agora no final no ano. Mas ano que vem, se tudo estiver bem, melhor voltar no inicio.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          Evandro

                                                                          ± 13 dias

                                                                          Traidores, irresponsáveis, cretinos, cínicos!!!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • E

                                                                            Evandro

                                                                            ± 13 dias

                                                                            Traidores, irresponsáveis, cretinos, sínicos!!!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • O

                                                                              Otacilio

                                                                              ± 13 dias

                                                                              É isso mesmo? Em 2021 seremos o único país no mundo a não ter aulas? A politicagem e a mendacidade dessa turma não tem limites

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • F

                                                                                Fernando Antonio Roquette Reis Filho

                                                                                ± 13 dias

                                                                                Desnudando a "preocupação" da classe dos professores com a educação: nunca foi o aprendizado e a diminuição de desigualdades, sempre foi o salário e o corporativismo.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Ana Luiza

                                                                                  ± 13 dias

                                                                                  Escola é creche. Apenas isso.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • A

                                                                                    Adriano

                                                                                    ± 13 dias

                                                                                    Que buraco nós viemos parar!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • B

                                                                                      Breno de Castro Monteiro Loureiro

                                                                                      ± 13 dias

                                                                                      Concordo com muitos aqui, é só cortar o salário dos profissionais que não querem se arriscar, como 90% da população tem que fazer para não morrer de fome, e pronto, veremos muitos querendo voltar a trabalhar.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • C

                                                                                        Carlos Alfredo de Salles Loureiro

                                                                                        ± 13 dias

                                                                                        A posição dos professores brasileiros apenas confirma o que todos desconfiavam: educação no Brasil é uma atividade absolutamente sem prioridade e o principal problema é que a maioria ( não todos) os professores, consideram a atividade desimportante. O problema não é salário ou infra-estrutura das escolas e sim a falta de compromisso de uma boa parte dos péssimos professores que resultam na péssima educação brasileira. A melhor universidade do Brasil não está nem entre as melhores trezentas do mundo e no PISA estamos péssimos. O Brasil é insignificante na ciência e na cultura e esta posição dos professores explica bem o porque.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • T

                                                                                          Tony

                                                                                          ± 13 dias

                                                                                          Sindicalistas Parasitas, **********, câncer da sociedade brasileira... todos já voltaram a trabalhar, mas a classe “educadora pública” (convenhamos que na sua grande maioria fingem que ensinam) está com receio... cara se eu fosse professor teria vergonha

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • B

                                                                                            Bernardo Coelho

                                                                                            ± 14 dias

                                                                                            Se depender de sindicato ninguém trabalha nunca mais. Corta um mês de salário pra ver se a galera não pede pra voltar a trabalhar

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • S

                                                                                              Sirleny

                                                                                              ± 14 dias

                                                                                              Vamos ter que viver com Covid19 como a humanidade vive com centenas de outras doenças já faz milhares de anos. O fique em casa foi instaurado para evitar o colapso do sistema de saúde. Já passamos essa fase. Agora querem estender até tudo mundo seja imunizado. Ninguém realista espera a vacina antes de meados de 2021. Trancar os nossos filhos mais 12 ou 18 meses em casa? É simplesmente insano! Volta as aulas já!

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • Z

                                                                                                Zyss

                                                                                                ± 14 dias

                                                                                                Esses parasitas estão recebendo sem trabalhar.... Acabem com essa pouca vergonha logo!

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • S

                                                                                                  Sadi Feital de Oliveira

                                                                                                  ± 14 dias

                                                                                                  Está difícil de entender a RESISTÊNCIA, aceitam uma traição, aceitam uma derrota do seu time querido, MAS até hoje, não aceitam o BOlsonaro como presidente. Nunca vi tanto choro.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • C

                                                                                                    carlos

                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                    A incompetência e o mau-caratismo de bolsonaro estão aí.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • T

                                                                                                      Tony

                                                                                                      ± 13 dias

                                                                                                      Sua anta... não consegue nem ao menos interpretar texto? Leia a matéria toda e faça um esforça mental para entender o que o artigo fala

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • I

                                                                                                    INES MITISHITA

                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                    Bando de desocupados..

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • F

                                                                                                      Flavio Teixeira

                                                                                                      ± 12 dias

                                                                                                      E bem pagos...

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • H

                                                                                                    HGO

                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                    Safados militantes!

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • S

                                                                                                      Sadi Feital de Oliveira

                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                      Cambada de **********! Estão condenando alunos, por contrariedade ao Presidente da República. Lamentável !

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • F

                                                                                                        Francisco

                                                                                                        ± 14 dias

                                                                                                        Esses sindicalistas são criminosos! Impedir criança de frequentar escola é crime. Esses professores se esquecem que alguém tem que sair de casa para trabalhar para pagar o salário deles, afinal dinheiro público não dá em árvore, somos nós que pagamos esses atoas.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • E

                                                                                                          Eduardo P.

                                                                                                          ± 14 dias

                                                                                                          Um ótimo exemplo da desconexão q existe entre os sindicatos e os seus trabalhadores, enquanto o povão quer a reabertura os sindicatos querem fazer política mesquinha e nesse aspecto o sindicato dos professores é um ninho de cobras q mal representa a categoria.

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • A

                                                                                                            Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

                                                                                                            ± 14 dias

                                                                                                            Sindicatos? Querem atingir o governo e vem com este papo de segurança. Nunca se preocuparam com a qualidade de ensino. São uns párias. Querem receber sem trabalhar.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • J

                                                                                                              Jorge Gab

                                                                                                              ± 14 dias

                                                                                                              Se fosse possível cortar os salários dos professores da rede pública enquanto não houver aulas presenciais eles retornariam a trabalhar na semana que vem, pois não passam de ********** sem nenhum compromisso com a educação de nossas crianças e jovens; - já os professores da rede particular tem que acordar e peitar estes sindicados pelegos, pois com certeza perderão o emprego se não retornarem as aulas. Depois os "progressistas" vem falar em descaso com a educação - pura hipocrisia, para eles quanto pior melhor...

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • A

                                                                                                                Austríaco-PR

                                                                                                                ± 14 dias

                                                                                                                Absurdo. Isto é loucura. Não importa quantas vidas são necessárias destruir para derrubar a direita que subiu ao poder, a esquerda vai entender como perdas normais em uma guerra. Não é possível que não seja possível processar essa corja.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • L

                                                                                                                  Leandro

                                                                                                                  ± 14 dias

                                                                                                                  Ganhar sem trabalhar, olha o sonho para os parasitas

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • V

                                                                                                                    VLADMIR ABREU GOBATTO

                                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                                    O sindicato não quer presencial ok então p governo poderia colocar tudo ON line, seria mais barato e dispensaria a maioria destes esquerdistas.

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • E

                                                                                                                      EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                                      Sob a justificativa de proteger alguns, todos devem perder. Mais esquerda impossível.

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • P

                                                                                                                        Pzig

                                                                                                                        ± 14 dias

                                                                                                                        Energumenos

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                        • A

                                                                                                                          Antonio Carlos Hoff

                                                                                                                          ± 14 dias

                                                                                                                          Sindicato no Brasil não passa de um vírus social.. Nenhuma novidade no que defendem.

                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                          • T

                                                                                                                            TCG

                                                                                                                            ± 14 dias

                                                                                                                            **********! Para esse pessoal educação nunca foi prioridade.

                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                            • F

                                                                                                                              F.Neto

                                                                                                                              ± 14 dias

                                                                                                                              Funcionário público sendo funcionário público e sindicalista sendo sindicalista. E esquerdista sempre quetendo nivelar a população por baixo. Nenhuma surpresa.

                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • M

                                                                                                                                MARCELO JOSÉ TULESKI

                                                                                                                                ± 14 dias

                                                                                                                                Esses sindicatos...Se as escolas particulares continuares fechadas no ano que vem, basta todos os pais retirarem seus filhos das aulas à distância e os inscreverem no ensino público à distância (pelo que tenho visto no caso de minha filha na 4ª série não faria qualquer diferença). Então quero ver como os professores de escolas privadas vão manter sua subsistência sem alunos.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • L

                                                                                                                                  Luciano R. Ayres

                                                                                                                                  ± 14 dias

                                                                                                                                  Espere aí querem matar o resta do combalido sistema educacional brasileiro, ou é só uma piadinha esse título da reportagem?

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                  • C

                                                                                                                                    Cristian carla a. Volski cassi

                                                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                                                    Tudo que está ruim sempre vai piorar para esses terroristas. TEMOS QUE VOLTAR com precauções mas VOLTAR. A educação que já é ruim vai descambar de vez. Pracabá!

                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    • L

                                                                                                                                      Luiz Angelo

                                                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                                                      Mais uma vez, o antro de ********** VERMElhos que infestam os sindicatos, dão mostra de usa canalhice e total falta de compromisso com o Brasil honesto !! O Brasil já é o pais com mais tempo de suspensão das aulas pelo Covid, por covardia e politicagem rasteira de governadores e prefeitos de R$ 1,99. Agora os ratos sindicalistas surfam na mesma onda o quanto pior melhor !!

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                      • P

                                                                                                                                        Paulo H.

                                                                                                                                        ± 14 dias

                                                                                                                                        Isso pode ser colocado em formulário dessa forma: "Se depender dos sindicatos _________". (Preencham a lacuna sempre com a pior hipótese).

                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                        • F

                                                                                                                                          Fernando

                                                                                                                                          ± 14 dias

                                                                                                                                          Desnecessária a reportagem! A manchete citou sindicatos, o resto todo mundo já sabe...

                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                          • J

                                                                                                                                            Jota

                                                                                                                                            ± 14 dias

                                                                                                                                            As crianças já estão sem amigos, isoladas. O retorno das atividades escolares é indispensável para a saúde das crianças que precisam também aprender a se cuidarem.

                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                            • A

                                                                                                                                              Araucária

                                                                                                                                              ± 14 dias

                                                                                                                                              Aposto que para janeiro a pelegaiada já está disputando vagas nas colonias de férias que o sindicato tem em toda praia.....raça dos infernos....todos juntos na piscina, curtindo um pagode, um sertanejo na aglomeração...dane-se o Covis, dane-se as crianças, negócio é o ócio....

                                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                              • A

                                                                                                                                                Araucária

                                                                                                                                                ± 14 dias

                                                                                                                                                Paulo Freire educou essa pelegaiada direitinho. Além de não quererem trabalhar, querem proibir e prejudicar os outros.....comunista só serve como estorvo mesmo....

                                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                • A

                                                                                                                                                  Auditor

                                                                                                                                                  ± 14 dias

                                                                                                                                                  Homeschooling já

                                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  • F

                                                                                                                                                    Fernando Maybach

                                                                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                                                                    Alguém já conheceu algum sindicalista que trabalhe ? Não né ? Sindicalistas vivem de dinheiro do sindicato e de achar problemas para justificar a existência do próprio sindicato . Todos os setores já encontraram maneiras de retornar : bares , restaurantes, shoppings centers . Então , este tipo de postura é um tapa na cara da sociedade. Por essas e outras que o apoio popular aos sindicatos está derretendo nos últimos anos. Eles andam na contra mão da sociedade . Volta às aulas já , nossas crianças não merecem um descalabro como esse .

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                                                                    • C

                                                                                                                                                      Cristian carla a. Volski cassi

                                                                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                                                                      Ir pra praia, shopping, viajar pra montanha pode né... ir pra escola é perigoso! Ah tá!..

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  • L

                                                                                                                                                    LSB

                                                                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                                                                    "Não aceitamos retorno das aulas presenciais nas escolas privadas antes ou depois da escola pública. Todos têm que voltar juntos, mesmo que gradativamente, porque do contrário o abismo social aumenta". Depois qdo chamamos de comunistas e doutrinadores, reagem dizendo que é paranóia! Tem algo mais comunista do que pretender prejudicar alguns para que eles não sejam melhores que outros??? No mais, se querem tanto não aumentar o “abismo social”, que voltem a trabalhar; estarão, de fato, fazendo algo para diminuir a desigualdade; mas não, preferem contribuir para o aumento da desigualdade (não trabalhando) e ficar reclamando contra a desigualdade e pondo a culpa disso nos outros!

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • S

                                                                                                                                                      Sandro08

                                                                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                                                                      Não perderam nem o auxílio transporte e querem um ano de férias. Deveríamos suspender os salários já resolve rapidinho.

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      • R

                                                                                                                                                        Renan

                                                                                                                                                        ± 14 dias

                                                                                                                                                        Um STF responsável teria autorizado a redução de jornada e salário dos funcionários público em geral. A triste posição do sndicato dos professores é reflexo disso. Temos dois Brasil. Um que precisa trabalhar pra ter renda e outro que não trabalha e tem renda integral.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        • R

                                                                                                                                                          Ricardo Cesar Martins Santos

                                                                                                                                                          ± 14 dias

                                                                                                                                                          Corta o ponto, e manda embora!

                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                          • Q

                                                                                                                                                            Quincas

                                                                                                                                                            ± 14 dias

                                                                                                                                                            Essa classe que adula o sindicato deveria receber em precatórios.

                                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                            • W

                                                                                                                                                              Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                                                                                                                              ± 14 dias

                                                                                                                                                              A grande maioria dos Sindicatos é formada por PARASITAS DO ESTADO que agem apenas de acordo com SEUS PRÓPRIOS INTERESSES, ignorando os reais interesses das classes e daqueles que podem ser afetados por ela. No caso, obviamente que me refiro aos alunos. A Justiça deveria impor uma ENORME MULTA DIÁRIA e eventual perda do cargo, para todos aqueles que se recuserem a voltar quando for determinado. Algo que, por sinal, já deveria ter ocorrido há tempos. Qual o sentido de bares e shoppings abertos e escolas não??? Aonde está a tal "ciência"???

                                                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                              • C

                                                                                                                                                                Clovis

                                                                                                                                                                ± 14 dias

                                                                                                                                                                Desprezo pela educação.

                                                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                • J

                                                                                                                                                                  JJP

                                                                                                                                                                  ± 14 dias

                                                                                                                                                                  se depender dessa turma de preguiçoso dos sindicatos, só voltam em 2035

                                                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                  • E

                                                                                                                                                                    ED-84

                                                                                                                                                                    ± 14 dias

                                                                                                                                                                    Sindicatos? HAHAHA Estranho seria o contrário...

                                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                    • W

                                                                                                                                                                      Wendell

                                                                                                                                                                      ± 14 dias

                                                                                                                                                                      Sindicalista brasileiro só volta ao trabalho se receber propina...

                                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                      • F

                                                                                                                                                                        Flavio Teixeira

                                                                                                                                                                        ± 14 dias

                                                                                                                                                                        E tão logo seja anunciada a volta às aulas, já entram em greve...mal ditos

                                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                        • W

                                                                                                                                                                          Wendell

                                                                                                                                                                          ± 14 dias

                                                                                                                                                                          Sindicalista brasileiro só volta ao trabalho se receber propina...

                                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                          • Z

                                                                                                                                                                            Zé Mané

                                                                                                                                                                            ± 14 dias

                                                                                                                                                                            Sindicato serve pra que mesmo???

                                                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                            • D

                                                                                                                                                                              Dylan Rees

                                                                                                                                                                              ± 14 dias

                                                                                                                                                                              Demonstra o quanto sindicatos tem dedicação a educar.....

                                                                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                                              Fim dos comentários.