Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Sisu “melhorado” abre inscrições amanhã

Sistema distribui vagas em universidades federais usando nota do Enem; no Paraná, UTFPR e Unila oferecem cerca de 3 mil vagas

Só quem fez o Enem de 2009 terá direito a se inscrever no Sisu de inverno | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Só quem fez o Enem de 2009 terá direito a se inscrever no Sisu de inverno (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Uni­­ficada (Sisu), que distribui vagas em universidades federais, começam amanhã. Poderão participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dezembro do ano passado. A expectativa é que sejam oferecidas 15 mil vagas, mas o número total de vagas disponíveis e de universidades participantes será divulgado hoje pelo Minis­­tério da Educação (MEC). No primeiro semestre deste ano, 52 instituições aderiram ao Sisu, oferecendo 47,9 mil vagas.O objetivo do Sisu do meio do ano é preencher as vagas que seriam ofertadas nos vestibulares de inverno, e apenas as instituições de ensino superior federais que substituíram o Enem pelos seus vestibulares participam da seleção. Duas delas estão no Paraná: a Universidade Tecno­lógica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal de Inte­gração Latino-Americana (Unila), que abrirá suas primeiras turmas no segundo semestre deste ano. A UTFPR irá ofertar 2.696 vagas em 72 cursos de graduação em 11 cidades onde possui câmpus. Entre os cursos, quatro são novos. Já a Unila irá oferecer 300 vagas em seis cursos de bacharelado.

Novas regras

Nesta segunda edição, o Sisu está com novas regras. Haverá apenas uma etapa de inscrição, que vai de 10 a 14 de junho. Serão feitas três chamadas complementares pelo MEC. Após este período, uma lista de espera será divulgada para que as universidades possam preencher possíveis vagas remanescentes.

O candidato pode selecionar dois cursos, por ordem de preferência, e se for convocado para a primeira opção deixa automaticamente o sistema, mesmo que não faça a matrícula. Caso passe na segunda opção, o aluno permanecerá no sistema (mesmo se fizer a matrícula) e terá a chance de entrar no curso de sua preferência nas outras duas chamadas.

No ano passado, o Sisu tinha três etapas de inscrição e permitia ao estudante fazer uma opção em cada uma. Muitos candidatos escolhiam um curso, mas continuavam no sistema disputando outras vagas. No fim, o Sisu deixou 15% de vagas ociosas, raridade em instituições federais, que costumam ser disputadas. Cha­madas complementares tiveram de ser feitas pelas próprias universidades para preencher o número de vagas, mesmo após o início das aulas. De acordo com o MEC, todas as vagas foram preenchidas após as chamadas feitas pelas instituições.

Leia mais

Outras informações sobre o Sisu e o novo Enem no site Vestibular da Gazeta do Povo www.gazetadopovo.com.br/vestibular2009/

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.