Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Teoria e prática

Sucesso marca 1ª edição do “Vamos Fazer Teatro”

Projeto monta festival com peças produzidas e encenadas por 120 estudantes de escolas públicas de Curitiba e Pinhais

Jovens e adolescentes que participaram do projeto criaram peças abordando temas sociais do seu cotidiano | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Jovens e adolescentes que participaram do projeto criaram peças abordando temas sociais do seu cotidiano (Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo)

Lançado no início do ano pelo Instituto RPC em parceria com o Teatro Parque da Criança, o projeto "Va­­mos Fa­­zer Teatro" comemora o su­­ces­­so da primeira edição e já tem local e data definidos para ocorrer neste segundo semestre.

Criado com o objetivo de estimular o protagonismo ju­­venil e a socialização de jo­­vens e adolescentes através da formação artística, o projeto oferece orientação, capacitação e ajuda na organização de grupos de teatro formados por estudantes de escolas públicas.

O trabalho, coordenado pelo ator, pedagogo e diretor teatral Giovane Cesconetto, prevê a formação de atores, produtores, cenógrafos e roteiristas para mostrar novas perspectivas profissionais e, ao mesmo tempo, levar os estudantes a refletirem sobre suas principais preocupações pessoais e sociais.

No primeiro semestre, o projeto "Vamos Fazer Teatro" foi desenvolvido nas escolas CAIC Guilherme Braga Sobrinho (Curitiba); EE Amintas de Barros (Pinhais); EM Papa João XXII, (Curitiba); e CE Sebastião Saporski (Curitiba).

O trabalho, que começou em março, mobilizou 120 estudantes da 7.ª série do Ensino Fun­damental ao 2.º ano do Ensino Médio, e foi encerrado em julho, depois de cinco meses de oficinas de teatro, em um grande festival teatral, no espaço Teatro da Criança, onde pais, professores, colegas e amigos puderam conhecer as montagens produzidas pelos grupos. "Foi um momento único e mágico, tanto para nós, que desenvolvemos as atividades junto aos alunos, quanto para os jovens que mostraram o seu talento na definição dos cenários, figurinos, roteiros e dramatização das peças", explica Giovani Cesconetto. O sucesso do projeto levou as escolas CAIC Guilherme Braga Sobrinho e CE Sebastião Saporski a construírem teatros escolares que logo serão inaugurados.

Neste segundo semestre, o projeto também será desenvolvido em outras quatro escolas públicas instaladas em Curitiba e região, e também será encerrado com um grande festival, previsto para o mês de dezembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.