i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
tragédia

Suzano e Columbine: o que os dois massacres em escolas têm em comum

Em Suzano, o traje utilizado pelos atiradores sugere que eles possam ter sido influenciados pela série American Horror Story, no episódio inspirado no massacre de Columbine

  • PorDenise Drechsel e Isabelle Barone
  • 13/03/2019 14:38
Um dos atiradores (no detalhe à direita da foto) e o personagem da série American Horror Story: inspiração? | Reprodução /YouTube / Facebook
Um dos atiradores (no detalhe à direita da foto) e o personagem da série American Horror Story: inspiração?| Foto: Reprodução /YouTube / Facebook

Não se sabe ainda o que levou dois atiradores de 17 e 25 anos a disparar contra dezenas de pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na manhã desta quarta-feira (13), causando a morte de, pelo menos, dez pessoas. Testemunhas da tragédia relataram que os autores dos tiros eram ex-estudantes da instituição e pareciam querer se vingar de professores e funcionários. 

Nada disso está oficialmente confirmado, mas é muito provável que a tragédia em Suzano tenha sido inspirada no famoso massacre de Columbine, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, em 1999, quando dois estudantes prepararam, em ação cinematográfica, uma vingança após sofrerem anos de bullying, deixando 13 mortos e 27 feridos. 

Leia também: Relembre outros casos de atiradores em escolas do país

A tradicional escola em Suzano e Columbine

A Escola Estadual Raul Brasil está localizada em uma região tradicional e pacífica de Suzano, um “oásis” no município, segundo moradores no local. Considerada de qualidade, suas vagas são muito disputadas ano a ano: tanto nos anos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental, quanto no ensino médio, o desempenho da escola no Ideb, índice de qualidade do ensino no Brasil, está acima da média nacional (5,8 nos anos finais do ensino fundamental e 4,1 no ensino médio).

Relatos de moradores afirmam que os atiradores moravam na região, entraram em um horário propício – perto do intervalo das aulas – e foram direto para a sala da diretora – ou seja, sabiam localizar perfeitamente o local –, onde a mataram. Os dois levaram objetos peculiares para a ação: além de armas calibre 38, os atiradores portavam uma besta (espécie arma medieval que dispara flechas), machados, uma caixa de explosivos e garrafas montadas como coquetéis molotov.

O cenário, as armas utilizadas e o suicídio final são similares ao tiroteio ocorrido na Columbine High School, escola de ensino médio dos Estados Unidos, localizada em Columbine, no estado do Colorado, em 20 de abril de 1999.

Na época, dois alunos da escola, Eric Harris e Dylan Klebold, mataram doze estudantes, um professor e feriram 27 pessoas, em um ataque planejado muito tempo antes – eles esconderam 99 explosivos na escola. Com o uso de bombas e espingardas, os dois percorreram por quase uma hora as salas da escola atirando até cometer suicídio.

Em Suzano, o traje utilizado pelos atiradores sugere que eles possam ter sido influenciados pela série American Horror Story, no episódio inspirado no massacre de Columbine.

Leia também: Por que os tiroteios em massa acontecem?

Inspiração e motivação

A ocorrência desse tipo de massacre está ligada, em geral, à vingança após sofrer bullying.

Um estudo realizado na Clemson University, que mostrou um aumento expressivo no número de mortes em ataques com tiros em massa em escolas nos Estados Unidos nos últimos 20 anos - 66 mortes em 13 ataques, entre 2000 e 2018, mais do que em todo o século XX -, revelou também que os adolescentes muitas vezes não têm recursos intelectuais, afetivos, na escola e na família para lidar com problemas psicológicos e abordagens violentas, acabando por reagir de forma violenta.

Outro levantamento, feito pelo psiquiatra Timothy Brewerton com dados dos 66 ataques em escolas que ocorreram entre 1966 a 2011, indica que 87% dos atiradores sofriam bullying e foram motivados por desejo de vingança. 

A pesquisa TIC Educação, divulgada em outubro do ano passado, também apontou uma grande frequência de bullying e reações adversas. Segundo o trabalho, 40% dos professores brasileiros já ajudaram alunos a enfrentar situações problemáticas ocorridas na internet como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento. E, segundo a pesquisa, a maioria dos professores (56%) já promoveu debates com os alunos sobre como usar a internet de forma segura; e 66% estimularam os alunos a debater os problemas na internet.

Leia também: Três características comuns dos atiradores em escolas

“O bullying prolongado pode causar, como se viu em casos como de Realengo, o surto psicótico. Existe um processo traumático, a pessoa não tem tratamento adequado para isso e acaba desenvolvendo, dentro desse trauma, comportamentos agressivos, desejos violentos de vingança, não consegue trabalhar essas coisas. Se sente injustiçada, rejeitada”, diz Alexandre Saldanha, advogado e especialista em bullying, membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR.

“Com o passar dos anos, acaba criando um trauma, uma vontade de vingança que acaba sendo lógico para quem está sofrendo. Se não se trabalhar isso da forma adequada, não trabalhar o ambiente escolar, eles acabam maturando o sentimento, guardando isso. Sem um trabalho adequado, chega-se a esse ponto [ao do tiroteio]”, continuou Saldanha.

Efeito Columbine

Uma preocupação agora é que casos como esse tenham consequências como o conhecido “Efeito Columbine”, o aumento dos tiroteios em escolas por imitação de casos reais ou de ficção. 

“Pesquisas mostram que se tornar famoso é um dos objetivos mais importantes para essa geração”, disse Adam Lankford, pesquisador e professor de justiça criminal na Universidade do Alabama, em entrevista para a Gazeta do Povo em 2017. “Não há dúvida de que existe uma associação entre a cobertura da mídia recebida por esses atiradores e a probabilidade de eles agirem”, diz ele.

Durante as investigações de um ato similar ocorrido em uma escola em Goiânia, em outubro de 2017, por exemplo, o adolescente responsável por matar dois colegas e ferir outros quatro admitiu à polícia ter se inspirado pelo caso americano.

Levantamento realizado pelo FBI em 2013, contabilizando dados desde 2000, indicou um aumento no número de casos depois do Massacre de Columbine, com um crescimento ainda mais acentuado nos últimos anos. Segundo a pesquisa, o número de casos aumentou de 6,4 até 2006, para 16,4 entre 2007 e 2013. 

Espera-se que, após Suzano, as escolas consigam evitar um efeito similar com ações antibullying e uma melhora no ambiente escolar.

>>> READ IT ON WISE UP NEWS<<<

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Emerson

    ± 1 horas

    Não se enganem por notícia sensacionalista. temos 60 mil homicídios por ano, os 8 mortos em ataque no ano representam 0,01% das mortes em nosso país. A culpa da violência é da bandidagem e não de 2 garotos doidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 2 horas

      E as pessoas tendem a vitimizar os estudantes que foram mortos ou feridos: sabemos que a "história" (com H mesmo) não é bem assim...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcos eisenschlag

        ± 19 horas

        o que tem em comum Suzano e Columbine? falta de perspectivas para os jovens.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Elcio

          ± 19 horas

          Gun free zone.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • ± 20 horas

            ate hoje não entendo pq os jornais tão corda para essas coisas.. parem de mostrar que eles param d efazer

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcos A.

              ± 21 horas

              O massacre de Columbine ocorreu em Colorado, um estado desarmamentista.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Decio mango

                ± 22 horas

                Doentes mentais psicopatas brincando com a vida humana...armas não são problemas...mas quem atira.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Emerson

                  ± 22 horas

                  Coisas aterrorizantes de uma juventude sem objetivos claros e definidos para uma vida melhor e não apenas de vadiagem, redes dos desocupados sociais, entre outras asneiras mais. Tudo isto junto e misturado desgraçaram inúmeras famílias apenas nesta ensanguentada manhã paulista.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • J

                    jonas prates

                    ± 21 horas

                    EMERSON!!! texto perfeito..... a realidade a qual a juventude, transviada pelas vidas paralelas, apoitadas nas redes sociais, levaram e os levarão .

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • R

                  Ren Wysocki

                  ± 22 horas

                  Acho um doente mental, a pessoa que faz um jogo desses. Eu nunca achei graça em jogos, que incentivam a violência, de adolescentes e jovens.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • E

                    Emerson

                    ± 1 horas

                    que jogo? foi falado apenas de uma série do netflix.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • S

                  Suzie

                  ± 23 horas

                  O que tem em comum? Arma na mão de adolescente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • S

                    Suzie

                    ± 21 horas

                    Gustavo F.: só faltava essa né? A culpa é de quem não tava armado. Poupe-me!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Suzie

                    ± 21 horas

                    Marcos A: e daí? O fato é que tiveram fácil acesso às armas, porque vivem em um país que estimula essa cultura.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos A.

                    ± 21 horas

                    O massacre de Columbine ocorreu no Colorado, um Estado desarmamentista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gustavo F.

                    ± 22 horas

                    Ué e o estatuto do desarmamento???? Complemento ainda: O que tem em comum? Professores desarmados.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neto

                  ± 23 horas

                  O texto acima parece colocar a culpa nas vítimas ao supor que o motivo tenha sido bullying. E sobre os assassinos (ou devemos falar "suspeitos") afirma: "os adolescentes muitas vezes não têm recursos intelectuais, afetivos, na escola e na família para lidar com problemas psicológicos e abordagens violentas, acabando por reagir de forma violenta" (coitadinhos). Incrível, mais uma vez a culpa é das vítimas (no caso, crianças)!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • Z

                    Zyss

                    ± 21 horas

                    Tá na hora de tratar bandido como bandido, sem importar a idade.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.