Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, relatou que crianças que tiveram pelo menos 15 minutos de recesso durante o horário escolar tiveram um melhor comportamento em sala de aula, em comparação com aqueles que não tiveram pausas. A conclusão foi feita com base num estudo encomendado pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos e publicado no periódico médico "Pediatrics".
Romina M. Barros, pediatra e professora-assistente da Albert Einstein, diz que os dados foram importantes, pois muitas escolas novas estavam sendo construídas sem os espaços livres adequados para estudantes.
- Temos que entender que as crianças precisam de uma pausa - diz Barros.
- Nossos cérebros podem se concentrar e prestar atenção durante 45 a 60 minutos, e com crianças esse tempo é ainda menor. Para que elas consigam adquirir todas as habilidades acadêmicas que queremos que aprendam, elas precisam de uma pausa para sair, liberar energia, brincar e ser sociais - explica.
Os pesquisadores também descobriram que crianças que não têm pausas são na maioria negros provenientes de famílias pobres e estudam em escolas públicas de grandes cidades.
A pesquisa também indicou que o problema crescente da obesidade infantil, especialmente em escolas onde as crianças passam grande parte do dia.



