• Carregando...
Lula será homenageado por UFRB, UNEAL e UFPI | Ricardo StuckertInstituto Lula
Lula será homenageado por UFRB, UNEAL e UFPI| Foto: Ricardo StuckertInstituto Lula

O tour que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará pelo Nordeste tem sido descrito como uma pré-campanha informal à Presidência da República – além de uma tentativa de recuperar parte do apoio perdido após ser condenado na operação Lava Jato. E as universidades são parte importantes do roteiro. 

Na última sexta-feira, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo) baiano aprovou a concessão do título ao petista por causa da “relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superiores”.  A cerimônia foi marcada para o próximo dia 18. 

Depois, Lula irá receber o título de doutor honoris causa pela Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) em 23 de agosto. Em 4 de setembro, o mesmo acontecerá na UFPI (Universidade Federal do Piauí). 

Vinte e sete universidades já concederam de títulos de doutor honoris causa a Lula. Como foi presidente da República por oito anos, é natural que ele tenha recebido homenagens do tipo. Mas agora ele é também um condenado da Justiça – por corrução passiva e lavagem de dinheiro – e réu em outros cinco processos. 

Por isso, a concessão de homenagens do tipo tem gerado reações. Na Universidade Federal da Paraíba, onde uma proposta semelhante foi apresentada, o professor emérito de Direito Alexandre Belo publicou uma dura resposta e atacou a concessão da honraria a “um perigoso meliante, que iniciou o processo de destruição gerencial do país e que, ao lado de outros canalhas da mesma estirpe, apoiou o movimento bolivariano, que levou parte da América Latina à ruína, ao descalabro e ao autoritarismo”

A proposta acabou deixada em segundo plano pela UFPB, e dificilmente será levada adiante durante o tour de Lula pelo Nordeste. Já a homenagem a Lula também gerou controvérsia na Universidade Estadual de Alagoas. 

“Recebemos uma ligação no telefone fixo da instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula”, escreveu o reitor da Instituição, Jairo José Campos da Costa, em uma rede social. 

Mesmo fora do país as honrarias concedidas a Lula geram debate. No ano passado, um grupo de alunos da tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, pediu que a instituição retire a homenagem feita ao ex-presidente Lula em 2011. O título, entretanto, foi mantido. 

Politização

David Fleischer, professor emérito de Ciência Política da Universidade de Brasília, critica o uso dos diplomas de doutor honoris causa como arma política. “Esses títulos são combinados com a organizando do tour do Lula pelo Nordeste”, afirma. 

Fleischer, que nos anos 1990 foi incumbido de entregar o diploma de doutor honoris causa pela UnB a Nelson Mandela, diz que os títulos deveriam ser reservados para ocasiões especiais, para homenagear figuras de credibilidade elevada. 

Ele afirma ainda que o roteiro de Lula é uma tentativa de retomar espaço na região do país onde ainda tem índices consideráveis de apoio. Mas, mesmo lá, nem todas as portas estão abertas. “Você pode reparar que as principais universidades do Nordeste, como a UFPE e a UFBA não fazem isso”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]