• Carregando...
UNE caracterizou a decisão como uma tentativa de Bolsonaro de censurar a entidade. | MAURO PIMENTELAFP
UNE caracterizou a decisão como uma tentativa de Bolsonaro de censurar a entidade.| Foto: MAURO PIMENTELAFP

A União Nacional dos Estudantes (UNE) precisou remover do seu site e página no Facebook publicações que pediam aos eleitores que não votassem no candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). A determinação é do ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral.

Com a determinação, a entidade retirou duas notícias veiculadas em seu site: “UNE, UBES e ANPG assinam carta contra o ódio e saem em defesa da democracia” e “Motivos para não votar em Bolsonaro”; além de vídeo, publicado na página oficial da instituição no Facebook, em que a diretora da UNE se manifesta contra Bolsonaro.

Repercussão 

A coligação de Jair Bolsonaro apresentou representação ao TSE alegando ilegalidade dos conteúdos por se tratar de propaganda eleitoral por pessoa jurídica de direito privado. Os conteúdos foram removidos nesta segunda-feira (22). 

LEIA TAMBÉM: Carreira política é regra para ex-presidentes da UNE

“Vislumbro nos conteúdos indicados, em exame preliminar, veiculação de propaganda eleitoral vedada em páginas de pessoa jurídica”, disse o ministro ao analisar a concessão da tutela de urgência. 

Em nota, a UNE caracterizou a decisão como uma tentativa de Bolsonaro de censurar a entidade e “ cercear a opinião dos estudante brasileiros”. “Nossa postura de firmeza se mantém, contrapor as ideias de Bolsonaro faz parte da democracia”, afirma. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]