• Carregando...

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pretende implantar um novo campus em Limeira, no interior paulista. A proposta foi apresentada no último dia 21 de dezembro e divulgada pelo governo do estado nesta segunda-feira. A Unicamp já mantém na cidade um Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil).

Na lista de prováveis cursos que serão oferecidos em Limeira, estão alguns são inéditos no Brasil, como Engenharia de Manufatura e Restauro e Conservação. A expectativa é que entre 600 e 700 vagas, das mil previstas para serem oferecidas até 2010, já façam parte do vestibular do ano que vem.

De acordo com o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, os recursos necessários para a construção do campus e a contratação de professores e servidores-cerca de R$ 20 milhões no primeiro ano-já foram assegurados pelo governo do estado, embora ainda precisem constar do orçamento estadual. Esse valor equivale a 0,05% da arrecadação estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O reitor ainda afirma que a proposta de criação do campus de Limeira é inovadora, a começar pela definição dos cursos, que foram separados em cinco áreas: Engenharias, Administração-Gestão, Ciências, Arte, Cultura e Patrimônio e Saúde. Em cada área, os cursos sugeridos terão um ciclo básico de pelo menos dois anos. Isso permitirá ao aluno amadurecer a sua opção por uma determinada carreira.

Tadeu Jorge previu que as obras do novo campus de Limeira terão início ainda no primeiro semestre de 2006, caso os recursos sejam de fato consignados no orçamento do Estado, como ficou acordado com o Executivo e o Legislativo.

Metade das vagas deve ser destinada ao período noturno. Com a construção do novo campus, a Unicamp abrirá concurso público para a contratação de 150 professores e 80 servidores técnico-administrativos.

Veja a lista de cursos propostos:

- Área das Engenharias: Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Desenho Industrial

- Área de Administração: Administração em Políticas Públicas, Administração em Planejamento Empresarial, Administração em Comércio Internacional, Administração do Agro-negócio

- Área de Ciências: Licenciatura em Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Ambientais, Informática e Biomédica

- Área de Arte, Cultura e Patrimônio: Restauro e Conservação, Licenciatura em Artes-Habilitação em Dança, Administração da Cultura

- Área da Saúde: Ciências do Esporte, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]