Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falta de dinheiro

Universidades do Rio de Janeiro pedem mais verbas

Representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Uni-Rio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) se reuniram, nesta segunda-feira, na Uni-Rio, na Urca, para discutir a falta de dinheiro e de pessoal para as cinco unidades.

Em um documento apresentado durante a reunião, o grupo afirma que o orçamento elaborado pelo Ministério da Educação para 2006 não será suficiente para cobrir os custos das unidades. Segundo o relatório, seriam necessários mais R$ 81 milhões.

Os reitores das quatro universidades federais e o diretor do Cefet disseram que terão dificuldades para pagar despesas como contas de água, luz e telefone, e que a falta de professores e funcionários pode levar à redução do número de vagas para os alunos.

- Nós precisamos aumentar o orçamento para essas necessidades básicas. Não estamos falando de ampliar o acesso, garantir a permanência dos jovens brasileiros ou criar novos cursos, mas de manter a universidade aberta com condições mínimas - disse Malvina Tuttman, da UniRio.

Os quatro reitores e o diretor do Cefet vão a Brasília, nesta quarta-feira, levar as reivindicações aos deputados federais da bancada do Rio de Janeiro.

O Ministério da Educação informou que o orçamento das universidades para 2006 ainda não está fechado e que não há previsão de cortes. O ministério disse ainda que está elaborando um pedido de mais verbas que será apresentado ao Congresso Nacional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.