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Entre as maiores universidades do Paraná, as instituições públicas apresentaram um desempenho superior ao das particulares no primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que substituiu o antigo Provão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) em Brasília pela Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (Deaes) do Ministério da Educação (MEC) e em matéria publicada nesta quarta (4) na Gazeta do Povo.

Entre as maiores universidades do estado, 93% das instituições públicas tiveram conceito 4 ou 5, nos 13 cursos avaliados pelo Enade – 57% com nota 4 e 36% com a nota máxima. Apenas 7% dos cursos foram avaliados com conceito 3 e nenhum teve conceito 1 ou 2. Entre as maiores instituições privadas, o desempenho foi inferior: 4% dos cursos receberam conceito 5; 21% foram avaliados com conceito 4; 65% obtiveram conceito 3; 8% conceito 2; e 2% receberam conceito 1.

A situação paranaense é um espelho da realidade brasileira, já que em todo o país as faculdades e universidades públicas – especialmente as federais – apresentaram desempenho superior no novo sistema de avaliação do MEC. As instituições federais superam a média nacional de desempenho em todas as 13 áreas avaliadas, as estaduais em dez, as municipais em duas e as privadas em apenas uma. O desempenho médio dos estudantes das federais ficou em 45,9 pontos, 40,5 nas estaduais, 34,8 nas municipais. Somente nas privadas a média foi de 35,1, abaixo da média geral (36,5).

Região SulO estudo revelou também que a Região Sul apresenta o ensino com o melhor desempenho do país. As instituições do Sul foram mais bem avaliadas em oito das 13 áreas, o Nordeste em duas, o Sudeste em uma e o Centro-Oeste em duas. Das 40 questões que formaram o Enade, 10 eram ligadas a temas abrangentes, de cultura geral, e não se referiam a conteúdos específicos de cada curso. Segundo o MEC, as mais altas médias de desempenho na formação geral estão no Sul (38,2) e no Nordeste (37,1). Ambas as regiões ficam acima da média nacional, que é de 36,5 pontos. O Norte teve média 33,6, o Sudeste 36,9 e o Centro-Oeste 36.

ConceitosO Enade 2004 foi aplicado em todo o país, em novembro de 2004, em 13 cursos das áreas de saúde e ciências agrárias. Ao todo, 140 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação foram fizeram o exame. Escolhidos por sorteio, participaram grupos de estudantes em momentos distintos de sua formação. Um grupo, de ingressantes, era composto de alunos no fim do primeiro ano. Outro, de concluintes, contava com estudantes do último ano cursado. Os dois grupos foram submetidos à mesma prova, possibilitando, segundo o MEC, avaliar o desempenho como um todo, desde a entrada até a saída do estudante do curso de graduação.

Os conceitos dos cursos foram definidos em uma escala de 1 a 5, de acordo com as notas dos alunos e com base em três critérios : o desempenho dos concluintes no componente específico da área, dos ingressantes no componente específico e o de ingressantes e concluintes na formação geral. O componente específico teve 75% do peso na composição do conceito e o de formação geral, 25%.

Serviço: Os conceitos de todos os cursos avaliados e as notas individuais dos alunos estão disponíveis no site: www.inep.gov.br

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