Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expansão

UTFPR compra área no centro de Curitiba

Terreno tem 15,65 mil metros quadrados, fica na Avenida Silva Jardim e é do 5.º Batalhão de Suprimento do Exército | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Terreno tem 15,65 mil metros quadrados, fica na Avenida Silva Jardim e é do 5.º Batalhão de Suprimento do Exército (Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo)

Depois de inaugurar o primeiro restaurante universitário no câmpus de Curitiba, em setembro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) deu mais um passo em seu processo de expansão ao adquirir uma área de 15,65 mil metros quadrados no centro da cidade. O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, assinou ontem um Termo de Compromisso de Compra e Venda da área do 5.º Batalhão de Suprimento do Exército, localizado na esquina da Avenida Silva Jardim com a Rua João Negrão. Com a aquisição, a universidade passará a ocupar uma área total de 100 mil metros quadrados.

Cantarelli disse que a necessidade de ampliação da UTFPR é discutida desde a década de 1970 e que as negociações para a compra da área do batalhão começaram no fim do ano passado. O local será adquirido por R$ 20,3 milhões, valor avaliado pela Caixa Econômica Federal. "Grandes universidades de Curitiba, como UFPR e PUCPR, já nasceram em locais também grandes, o que não foi o nosso caso. Talvez essa seja a última área possível de se adquirir no centro da cidade", afirmou.

Segundo o reitor, o terreno tem 11 mil metros quadrados de área construída, mas a mudança da estrutura acadêmica para o local não será imediata. A consolidação do pagamento deve ser feita até março de 2010. Após a transferência do último aporte financeiro, o exército terá até dois anos para deslocar o batalhão para o quartel general da 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão de Exército, no bairro Pinheirinho. Só então a UTFPR pretende iniciar as obras de adequação do espaço para receber os estudantes. "Teremos de fa­­zer caixa para a construção. Em não mais que 10 anos boa parte do projeto deve estar concluída", explicou.

A UTFPR ainda não definiu quais cursos serão transferidos para o local. Após a consolidação da compra, a reitoria pretende elaborar um plano diretor para a ocupação de todas as áreas pertencentes à universidade: a área do batalhão; o câmpus da Avenida Sete de Se­­tembro; o Bloco 5 e o Barracão, na Avenida Silva Jardim; e o câmpus Ecoville, que está em construção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.