• Carregando...
Estudantes protestam, vão à Justiça e garantem mais uma turma de cursos técnicos nível médio | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Estudantes protestam, vão à Justiça e garantem mais uma turma de cursos técnicos nível médio| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Após protestos de estudantes e uma briga judicial, a UTFPR lançou o edital para a última turma prevista dos cursos técnicos de Eletrônica e Mecânica na instituição. As inscrições para as 80 vagas devem ser feitas de 15 a 30 de junho. A prova está marcada para 17 de julho e as aulas começam no segundo semestre de 2016.

Ainda está em andamento na Justiça processo que avalia a continuidade da oferta dos dois cursos em 2017. Assim que a UTFPR atender a solicitação de documentação extra, feita pelo Ministério Público, o juiz vai analisar se concede ou não liminar de suspensão da decisão da universidade, que pretende extinguir os cursos técnicos de nível médio a partir deste ano.

Histórico

A UTFPR anunciou no ano passado o fechamento dos cursos técnicos de Eletrônica e Mecânica no campus Curitiba. Na época, a instituição divulgou que faria os dois últimos concursos seletivos para o primeiro e segundo semestre de 2016. No fim, a instituição optou por manter 40 vagas para o primeiro semestre e finalizar assim a oferta de matrículas para os cursos.

Os motivos para extinguir os cursos e diminuir as vagas são inúmeros. Desde que se transformou em universidade tecnológica, em 2005, a instituição passou a ser gerida para Secretaria de Educação Superior (Sesu), no Ministério da Educação, e não mais pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Com a identidade oficial de instituição de ensino superior, a UTFPR não tinha mais a autorização de contratar professores no regime de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

“Com essas mudanças, e a aposentadoria de vários professores, não temos mais condições de oferecer à sociedade esses cursos com a qualidade e estrutura que eles sempre tiveram”, explicou o diretor-geral dos campi de Curitiba da UTFPR, Cezar Augusto Romano.

Para o presidente do grêmio estudantil Guilherme Pavesi, que participou com outros estudantes de uma manifestação contra a extinção dos cursos de Eletrônica e Mecânica nesta quarta-feira (8), a decisão do TRF4 é importante. “Podemos conseguir outras vitórias se tivermos apoio da sociedade para isso”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]