Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bens imateriais

Valorizar as relações humanas

Os alunos do Colégio Opet divertem, ensinam pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e aprendem com a condição das crianças doentes | Fotos: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Os alunos do Colégio Opet divertem, ensinam pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e aprendem com a condição das crianças doentes (Foto: Fotos: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O desenvolvimento qualitativo dos alunos também é um ponto destacado pelos estudiosos da sustentabilidade. "Não existe apenas o desenvolvimento econômico. É preciso valorizar mais os bens idealizados, como a cultura e as relações sociais. As pessoas precisam ter mais contato umas com as outras, saber mais sobre as condições do outro", diz Klaus Frey, professor de mestrado e doutorado em Gestão Urbana e de desenvolvimento sustentável do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR.

Um modo de fazer essa aproximação vem sendo realizado pelo Colégio Opet, por meio do projeto Criança Abraça Criança, junto ao Hospital Pequeno Príncipe. Alunos de 13 e 14 anos reúnem-se em grupos de sete ou oito e, uma vez por semana, desenvolvem com as crianças internadas atividades recreativas, lúdicas e de leitura. Montam teatros de fantoche, ensinam higiene bucal, matemática e fazem lanches com os pacientes. O compromisso é sério e, a cada visita, os alunos ficam interessados pelo projeto. "Eles começam a perceber o que é necessário levar ao hospital, para distrair as crianças, muitas delas com doenças graves ou aguardando por cirurgias. Os voluntários podem conhecer essa realidade e refletir um pouco sobre sua própria condição", conta Tania Setti, diretora geral de educação básica do colégio. Para a gestora de ensino fundamental 2 e de ensino médio da unidade Centro Cívico, Simone Rodrigues Valério, os valores transmitidos com a iniciativa mudam comportamentos. "A receptividade é grande e às vezes você vê um aluno sem disciplina que muda quando entra em contato com as crianças do hospital."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.