
O professor de Redação Yeso Osawa Ribeiro, do Curso Positivo, participou nesta terça-feira (4) de um bate-papo sobre a prova de Compreensão e Produção de Textos, que será aplicada no próximo domingo (9) na segunda etapa do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele deu orientações "não dicas", como frisou de como os estudantes podem conduzir seus textos na hora da prova.
Ribeiro lembrou que entre as cinco questões da prova de Redação geralmente é cobrada a produção de textos argumentativos e resumos. Outros gêneros textuais que também têm chance de aparecerem na prova são interpretações de tiras e charges, comparações, continuação de textos e transposição de discurso. Ele contou que surpresas raramente aparecem, mas não descarta a possibilidade de a prova cobrar algo inusitado, como uma narrativa. "É interessante que não tenha temas previsíveis, para evitar fórmulas, uma característica da disciplina de redação não ter formas, fórmulas", disse.
Sobre temas quentes, Yeso reforçou que não é possível adivinhar o que estará na prova, mas é importante o aluno saber que a "redação é um tripé: conhecimento de mundo, conhecimento teórico dos modelos de redação e a escrita em si". Entre os assuntos que têm aparecido nas provas estão os jovens e suas relações, as tecnologias da informação e comunicação, trabalho, consumo e política. "Os temas da UFPR são sempre muito calcados em assuntos da atualidade. Sempre haverá um texto de apoio", disse o professor.
Confira na caixa de diálogo e nos vídeos abaixo como foi o bate-papo e saiba quais foram as dicas dadas pelo professor para vários gêneros de texto.



