• Carregando...
O número de candidatos que prestou o concurso foi 12,3% a menos do que o total de inscritos | Antonio Costa / Gazeta do Povo
O número de candidatos que prestou o concurso foi 12,3% a menos do que o total de inscritos| Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo

Cerca de 23 mil pessoas realizaram o vestibular de verão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na tarde deste domingo (21). O número de candidatos que prestou o concurso foi 12,3% a menos do que o total de inscritos, que chegou a 26.600. O exame começou às 13h e seguiu até as 19h nos campus da Universidade em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Ao todo 9.684 vagas foram ofertadas.

De acordo com os candidatos, o único problema ocorrido durante o concurso foi uma confusão com relação às cores das provas. Dividos em brancos, verdes e azuis, os exames foram distribuídos entre os vestibulandos, mas muitos não conseguiram distinguir as azuis das verdes. "A verde era bem verde, bem definida. O problema estava na azul, que era aquele tom que todo mundo discute se é verde ou azul, sabe?", explicou o candidato Lucas Aguiar, que realizou a prova branca, mas presenciou a situação na sala em que realizou os testes.

O candidato de Engenharia da Computação Deyvid Souza Ferreira, 18, enfrentou pessoalmente o dilema. "Eu coloquei verde, mas só depois eu vi que era azul. Acho que me ferrei", contou decepcionado o garoto.

Mas, segundo informações da assessoria de imprensa da PUCPR, os candidatos não precisam se preocupar. De acordo com a instituição ninguém será prejudicado pela marcação incorreta da cor da prova.

Avaliação vestibulandos

A estudante Hanna Ferreira, 17, que disputou uma vaga no curso de Psicologia, foi uma das primeiras a deixar o local de prova. Às 15h10, ela já havia respondido todas as questões e finalizado a redação.

De acordo com a vestibulanda, o teste não estava difícil, mas exigia fôlego na hora de resolver as questões das disciplinas de ciências exatas. "Não achei nem fácil nem difícil, mas com certeza o mais complicado foi matemática, física e química", conta.

Lucas Aguiar, 17, concorda. O curitibano fez a prova buscando conquistar uma vaga no curso de Ciências Econômicas, e também achou que a parte mais árdua da prova foi resolver as questões de física e matemática. Em uma avaliação geral, o estudante afirmou que a prova estava trabalhosa, mas não difícil quanto à do vestibular da Universidade Positivo, que divulgou a classificação dos aprovados na sexta-feira passada, 19. "Não estava tão difícil. Achei menos elaborada que a da Positivo, mas não tinha nenhuma questão impossível de resolver", relata.

Redação

Com um tema que na prática é bastante comum, a redação do vestibular da PUCPR agradou muitas pessoas que realizaram a prova do concurso. Conforme informações de candidatos entrevistados pela reportagem da Gazeta do Povo, o assunto abordava a influência dos pais na hora da escolha da profissão dos filhos. "Eles [os pais] querem que a gente siga carreiras mais tradicionais. Dizem que a gente tem que ser médico, fazer direito, e esquecem que também é possível se sair bem profissionalmente em outras profissões novas, que estão ganhando mercado", explica Bernardo Branco Dalcomune, vestibulando de Publicidade e Propaganda.

Para Hanna, o tema, além de oferecer bastante argumento durante a construção do texto, também foi interessante, pois revela uma situação pela qual muitas pessoas estão passando. "Eu achei legal, bem interessante o tema da redação porque muitos ainda não tem certeza do que quer ser, e às vezes os pais é que decidem. Deu para argumentar bem com esse tema."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]