Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Viagem educativa à origem da Terra

Espaço reúne maquetes para explicar formações geológicas e presença de minérios – visita é divertida aula prática de Geografia e Ciências

Exposição de minerais e rochas  Orville Derby tem 850 exemplares de rochas e minerais | Fotos: Antonio More/ Gazeta do Povo
Exposição de minerais e rochas Orville Derby tem 850 exemplares de rochas e minerais (Foto: Fotos: Antonio More/ Gazeta do Povo)
O visitante pode ver as réplicas de triceratops, carnotauros e o ovo de dinossauro |

1 de 2

O visitante pode ver as réplicas de triceratops, carnotauros e o ovo de dinossauro

Entre as maquetes do museu, a que mostra como funciona a extração de calcário |

2 de 2

Entre as maquetes do museu, a que mostra como funciona a extração de calcário

Acompanhar a evolução do sistema solar e do planeta Terra por meio de imagens, maquetes e instalações pode ser mais interessante do que ver tudo apenas por meio de ilustrações no livro de Geografia. Foi para isso que o Espaço Terra Origem e Transformação, da Mineropar, o serviço geológico do Paraná, foi criado. Aberto em 2002, e reinaugurado em meados de dezembro, a sala conduz o visitante por uma viagem que vai do surgimento da Terra e da vida até a época contemporânea.

Aberto para visitação do público em geral, o espaço é voltado especialmente às turmas de Ciências, Geografia e História de alunos do ensino fundamental e médio. "Recebemos, em média, 3,5 mil alunos por ano e as turmas são sempre acompanhadas por um geólogo que explica cada uma das maquetes e espaços e responde as dúvidas", explica o gerente de Gestão da Informação Geológica da Mineropar, Oscar Salazar Junior.

No local, fósseis (réplicas e verdadeiros) que vão desde o período pré-cambriano (entre 4,6 mil e 550 milhões de anos atrás) até o cenozoico (que iniciou há cerca de 65 milhões de anos e se estende até o presente) – há exemplares réplicas de crânios de dinossauros e até de tigre dente de sabre. Isso além das diversas maquetes com o mapa geológico e os recursos minerais do Estado e outras que mostram riscos geológicos, como deslizamentos e avalanches. Segundo Salazar, dependendo da idade dos alunos, é possível trabalhar com eles vários temas.

Os mapas geológicos do Paraná, por exemplo, podem ser base para trabalhos referentes à história do Paraná e à indústria movimentada pela extração de minérios. "Com adolescentes um pouco mais velhos, é possível puxar uma discussão sobre o pré-sal e os riscos de desmoronamento de terra, pois são assuntos muito atuais e pertinentes, sobre o qual precisamos falar", diz ele. Para os menores, há uma tabela periódica lúdica, com objetos feitos com minerais e uma réplica de uma mina de ouro na qual é possível entrar.

As visitas de turmas de alunos costumam durar aproximadamente uma hora – os professores também podem combinar atividades especiais com os geólogos, como jogos de perguntas e respostas. O espaço pode ser visitado por famílias, com necessidade de agendamento em caso de grupos grandes.

Serviço:

Espaço Terra Origem e Transformação e Exposição Orville Derby – Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 3, segundo andar – Santa Cândida. Entrada gratuita. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Para escolas ou grupos maiores, é recomendado agendamento prévio por meio do telefone (41) 3351-6900. As visitas são feitas com acompanhamento de um geólogo da Mineropar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.