• Carregando...

As inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) estão previstas para começar nesta segunda-feira (10) e devem ser feitas pela internet. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que cerca de 50 mil bolsas de estudo integrais e parciais ainda estejam disponíveis. Esta é a primeira vez que essa etapa do processo será on-line. As inscrições foram abertas por volta das 11h30 pelo portal do Prouni (http://prouniportal.mec.gov.br).

Nos anos anteriores, as vagas que sobravam eram ocupadas por meio de processo seletivo feito pelas próprias instituições. Outra novidade no Prouni é que estudantes já matriculados nos cursos – que cumpram os requisitos do programa, mas não têm a bolsa – poderão pleitear o benefício.

Até quarta-feira (12), podem concorrer às bolsas alunos que pleitearam o benefício anteriormente para turmas que deixaram de ser ofertadas, além de professores da rede pública. A partir do dia 12, as vagas restantes estarão disponíveis para todos os candidatos que participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, sem zerar a redação e com pelo menos 450 pontos na média das outras provas. As inscrições seguem até 26 de março para candidatos não matriculados nos cursos e até 27 de maio para quem já está matriculado.

Após a inscrição pela internet, os candidatos terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar. Em seguida, a instituição deverá registrar as informações no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) até o dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato. Caso o estudante deixe de ir à instituição ou a faculdade não registre o preenchimento da bolsa, a vaga volta a ser oferecida pelo sistema.

Balanço

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Para o primeiro semestre de 2014, o programa ofereceu 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais. Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram neste ano.

As bolsas integrais são para estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais destinam-se a candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]