• Carregando...
O escritório-modelo de Arquitetura da UTP foi montado em 1997 e atende principalmente pessoas carentes, que buscam o financiamento de casas pela Cohab. | Daniel Castellano / Gazet do Povo
O escritório-modelo de Arquitetura da UTP foi montado em 1997 e atende principalmente pessoas carentes, que buscam o financiamento de casas pela Cohab.| Foto: Daniel Castellano / Gazet do Povo

Construção sustentável também é atendida por empresa-modelo

O Escritório Verde, projeto multidisciplinar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), une os cursos de Engenharia, Design e Arquitetura e Urbanismo em uma empresa-modelo que orienta construções sustentáveis.Para pesquisar os melhores métodos e sistemas, a primeira etapa do projeto Escritório Verde foi a construção de uma sede sustentável, onde diferentes técnicas foram aplicadas e analisadas. "Muitos alunos participaram da construção do escritório e da gestão ambiental, agora a proposta é que eles possam atender dentro das tecnologias aplicadas aqui. Eles fazem consultorias de obras sustentáveis com orientação dos professores e organizam cursos, que são oferecidos à comunidade externa para informar a população sobre os temas que envolvem as construções sustentáveis", explica Eloy Casagrande, professor orientador do projeto.

Aliar o conhecimento teórico da sala de aula com a prática é o principal objetivo de escritórios-modelo na área de arquitetura. Eles melhoram a formação dos universitários e fornecem uma experiência profissional que ajuda na entrada no mercado de trabalho. Foi o que aconteceu com Ricardo Hasselmann, aluno de Arquitetura da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

"Entrei no escritório modelo logo que iniciei a universidade. O legal é poder ir a campo, conversar com as pessoas. É um conhecimento que não é adquirido na sala de aula", comenta Ricardo (na foto à direita), que recentemente foi contratado por uma construtora. "Essa acaba sendo a primeira experiência, uma oportunidade de conhecer o funcionamento de um escritório. E alunos do fim do curso que precisam completar o estágio obrigatório participam também", explica Samantha Filipin, coordenadora do curso da UTP.

Outra universidade que dispõe desse espaço para os alunos é a Universidade Positivo (UP), que faz projetos para instituições que não visam fins lucrativos. "Alguns dos alunos do nosso escritório-modelo acabam saindo justamente por terem encontrado um emprego. Depois da experiência aqui, eles ganham um diferencial em processos seletivos", diz Rodolfo Marques Sastres, um dos coordenadores do Tumba, o escritório da UP.

O Unicuritiba, que lançou neste ano seu curso de Arquitetura, projeta o funcionamento do escritório-modelo para 2015, que deve atender gratuitamente instituições filantrópicas. "A intenção é atender quem não teria dinheiro para contratar um profissional e ao mesmo tempo fornecer estágio para os alunos", diz Antonio Miranda, coordenador do curso.

Para o professor Antonio Carlos Zani, coordenador do escritório da Universidade Estadual de Londrina, que atende entidades carentes, essa é uma chance de contato com diferentes realidades. "Fazemos projetos para creches com dificuldades relacionadas a espaço físico e equipamento necessário para funcionar. Assim os alunos acabam conhecendo também a realidade social da região."

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não conta com esse tipo de laboratório. O professor Paulo Chiesa comenta um dos problemas da implantação do projeto: "Os alunos, por não serem formados, ainda não podem assinar projetos e nem sempre querem que o professor leve o crédito pelo material. Por isso, mesmo em instituições particulares, os escritórios-modelo têm atendimento restrito para alguns casos", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]