• Carregando...
Lis Claudia Ferreira, é aluna de Jornalismo da UP | Divulgação
Lis Claudia Ferreira, é aluna de Jornalismo da UP| Foto: Divulgação

A aluna de Jornalismo Lis Cláudia Ferreira, da Universidade Positivo (UP), é uma das vinte pessoas selecionadas para o 12° curso de Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência que será ocorre em São Paulo, entre setembro e outubro.

O curso envolve o estudo de questões éticas, técnicas e jurídicas do trabalho jornalístico em conflitos armados, e, para participar, a estudante concorreu com 116 candidatos brasileiros, avaliados em prova feita no último mês.

"Pesquisei sobre as Convenções de Genebra, que definem as normas de Direito Humanitário Internacional, e sobre o trabalho da Cruz Vermelha Internacional. Além disso, eu sempre leio muito sobre os conflitos no Oriente Médio", diz a aluna.

A 12ª edição do curso de Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência selecionou estudantes de dez faculdades: Cásper Líbero; ECA/USP; IRI/USP; PUC-SP; Anhembi-Morumbi; Metodista; Mackenzie; São Judas; Positivo (Curitiba); Veiga de Almeida (São João do Meriti).

São quatro aulas, de 14 de setembro a 5 de outubro, com os temas: Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados, A relação com a imprensa em missões de paz, Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo e Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência.

O curso foi iniciado com palestra e coletiva de imprensa de Tarciso Dal Maso Jardim, assessor legislativo do Senado Federal e consultor jurídico do CICV de 1999 a 2003, que abordou o direito aplicável nos conflitos armados. As aulas ocorrem aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ. Os estudantes recebem certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Observadores

Além dos estudantes, 18 profissionais, já diplomados, participaram do teste de seleção para serem candidatos a observadores - acompanham os encontros, mas não interagem nas conferências e coletivas de imprensa. Apenas uma vaga foi aberta para esta categoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]